Sábado, 10 de janeiro de 2026
Cidades

Começou a 293ª Festa do Glorioso Santo Amaro na baixada campista

Por Verônica Mattos
09/01/2026 às 10h56

A abertura da programação musical acontece na terça-feira (13/01) / Foto: Divulgação

A Paróquia Santuário Diocesano de Santo Amaro, na baixada campista, já iniciou as festividades do padroeiro. Desde o dia 06 de janeiro teve início o novenário da 293ª Festa do Glorioso Santo Amaro, o padroeiro da baixada. Há quase três séculos, a Festa de Santo Amaro atravessa gerações, acolhendo devotos, romeiros e peregrinos de todos os lugares, que chegam com o coração cheio de esperança, pedidos e gratidão.

Ao longo dos 10 dias de festas vários sacerdotes, comunidades convidadas, romeiros e devotos irão passar pelo Santuário que foi todo preparado para acolher aos fiéis. “Santo Amaro nos mostra um caminho, ou reproduz através dos 40 km do percurso da Catedral até o Santuário, o que o santo fez ao assumir a abadia, na França. Um caminho de reconciliação, perdão e esperança. É o que nos diz o Jubileu 2025, na busca do perdão, da reconciliação e vivendo a esperança”, declarou o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco.

O Santuário programou para o dia do padroeiro várias celebrações desde as primeiras horas da manhã para colher os fiéis que percorrerão o ‘Caminho de Santo Amaro’. As Missas serão celebradas desde o dia 14/01, ao todo serão 13 celebrações. No dia 14 de janeiro as celebrações serão às 19h, 21h e 23h, já no dia 15 de janeiro às 01h, 03h, 05h, 07h, 09h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h.

A abertura da programação musical acontece na terça-feira (13/01), às 21h, com apresentação do grupo Novo Dom. Na quarta-feira (14/01), às 21h, é a vez do Padre Max, seguido, às 19h, pelo tradicional Levantamento do Mastro, conduzido pela Lyra Santo Amaro, um dos momentos mais simbólicos da festa. Ainda na programação, no dia 15 de janeiro, às 21h, os fiéis poderão viver uma noite especial de fé, louvor e oração com o Evangeliza Show de Thiago Brado. Cantor e compositor da música católica, Thiago Brado é conhecido por canções que tocam profundamente o coração e conduzem a um verdadeiro encontro com Deus, como Minha Essência, Minha Oração e Verdades do Tempo.

Neste ano, para acolher bem aos fiéis, será a primeira vez de funcionamento da nova cantina do Santuário. O espaço, inaugurado em dezembro de 2025, foi pensado para acolher, servir e fortalecer os laços fraternos. Para o pároco Pe. Renan Valentin, este é um tempo de tradição viva, de oração sincera, de reencontros e de profunda experiência com Deus, sob a intercessão do Glorioso Santo Amaro, nosso padroeiro e protetor. “Que cada dia desta festa renove a fé, fortaleça a unidade do povo e confirme que Santo Amaro continua cuidando de todos nós. Venha celebrar, rezar e viver este tempo de graça conosco”, afirmou o sacerdote.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes