Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Como a dança pode modificar a vida das pessoas?

16/09/2018 às 08h00 16/09/2018 às 08h36

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A dança pode ser definida como a organização rítmica do movimento / Foto: Divulgação

A dança é uma das mais antigas formas de expressão da humanidade, encontrada em rituais mágico-religiosos, nas festas e celebrações de uma comunidade ou, ainda, quando o aspecto estético adquire predominância, como uma manifestação artística.

As crianças, logo que conseguem ficar em pé, ensaiam pulinhos ritmados: temos a impressão de que sabem dançar antes mesmo de haver aprendido a andar. A dança pode ser definida como a organização rítmica do movimento, e, assim, sua prática também e sua história, são ligadas à música, embora ambas atividades possam existir de modo separado.

“O corpo tem uma relação completa com a dança”, foi com essas palavras que o professor de dança, Sergio Faria, iniciou a sua fala para um bate papo muito bacana com o Site Ururau.

Sergio Faria Dance, como é conhecido no mundo da dança, tem 25 anos, e iniciou a sua carreira em um trabalho voluntário. Faria deu os seus primeiros passos no mundo da dança como voluntário de um projeto social. Os anos foram se passando e Sergio foi convidado a trabalhar em uma academia de Campos, já atuando por dois anos.

O professor citou os principais benefícios da dança. “O corpo tem uma relação completa com a dança, por motivos como saúde, flexibilidade e condicionamento físico. Existem também os benefícios de aprimorar a comunicação, aumentar a autoestima e equilíbrio.”

Vários ritmos musicais se desenvolvem e crescem ao longo dos anos, porém Sergio destacou dois tipos de danças que vem conquistando as academias e aulas de danças nas últimas décadas. “Hoje o mais indicado tem sido a Zumba e Ritmos, mas sempre tem que ir de acordo com a preferência da pessoa.”

Sergio destacou que jovens e idosos podem atuar no mesmo ritmo musical, porém ressaltou a importância de averiguar limitações do corpo. “A mesma dança não, porém o mesmo ritmo sim! É sempre bom respeitar as limitações de cada um.” Ele ainda frisou a importância da dança junto com uma boa alimentação, na busca pelo emagrecimento saudável. “O emagrecimento, através da dança, pode vir junto com uma boa alimentação. A dança é uma ótima atividade aeróbica, que permite um alto gasto calórico, dependendo claro da intensidade e da frequência da prática.”

Antes de praticar qualquer atividade física, é sempre recomendável procurar um médico. “Sim, fazer uma consulta ao médico para uma avaliação é muito importante para dar início em qualquer atividade, principalmente pra você saber o real estado de saúde. Através do procedimento médico, podemos evitar muitas lesões.”

O professor afirmou que a dança diminui o estresse e também alivia a ansiedade.

Segundo Faria, a dança tem o poder de expressar suas emoções através de seus movimentos. “Sim! A dança não só trabalha o físico, como também trabalha o desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Estudos comprovam que a dança auxilia no tratamento e prevenção de depressão, distúrbios alimentares, mal de Parkinson e outros problemas.”

O Professor ainda deu dicas para quem quer começar a dar os primeiros passos no mundo da dança. ”O ato de dançar é um prazer acima de tudo, que faz bem pra alma, pra vida, escolha um ritmo que te faça feliz e não perca tempo”, finalizou.

A DANÇA MODIFICANDO A VIDA DAS PESSOAS EM POUCO TEMPO

Com apenas um mês frequentando as aulas de dança, a aluna Caroline Valadares falou como a dança está modificando os seus hábitos diários. “Sinto mais disposição no meu dia a dia. Quando você dança, você faz amigos. No momento em que estou dançando, consigo aliviar o meu estresse, a impressão é que saiu mais leve. São vários tipos de ritmos, danças coreografadas, que particularmente me fazem bem.

 

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes