Covid-19 : Prefeitura de SJB adere ao Programa Dados do Bem

Facebook Whatsapp Twitter
Sábado, 15 de agosto de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Vídeos: Preso homem suspeito de assassinar vigilantes em Campos

Policiais prenderam no início da tarde sexta-feira (14/08), o homem suspeito de assassinar os dois vigilantes na madrugada desta sexta-feira, no interior do campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF). ... continuar lendo

Cidades

Covid-19 : Prefeitura de SJB adere ao Programa Dados do Bem

Facebook Whatsapp Twitter

02/07/2020 às 09h19 02/07/2020 às 09h20 Verônica Mattos

Ascom
Ferramenta é uma parceria com o Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu para testagem do coronavírus

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

A Prefeitura de São João Barra e o Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu fecharam parceria para implantação de ferramenta tecnológica denominada Dados do Bem, que permitirá a testagem de coronavírus por amostragem de um percentual da população. A seleção de alguns indivíduos para testagem presencial serve de base para o estudo da propagação da Covid-19. Os sanjoanenses poderão baixar, a partir da próxima semana, o aplicativo (www.dadosdobem.com.br) e responder ao questionário. O histórico de saúde determinará a necessidade ou não do exame.

A Prefeitura, responsável por toda operação relacionada ao projeto no município, divulgará ainda esta semana os locais de atendimento na sede e no 5° Distrito. Os profissionais de Saúde receberão treinamento para prestarem atendimento à população. Em São João da Barra, a utilização é possível graças à parceria com o Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu, que contribuiu com a iniciativa do Instituto D’Or, junto às empresas Equinor e SBM, por meio do Instituto Brasileiro de Petróleo e Biocombustíveis (IBP). Compõem o Comitê as empresas Porto do Açu, GNA, Açu Petróleo e Ferroport, instaladas no empreendimento portuário.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. O cidadão sanjoanense poderá fazer uma autoavaliação, enviando dados que serão recebidos pela equipe de Vigilância em Saúde do município. Após responder a um simples questionário com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde, as informações enviadas podem indicar a necessidade de realização de teste e, neste caso, o cidadão poderá receber uma mensagem específica indicando como deve proceder. O APP não consumirá os dados móveis. O algoritmo do aplicativo foi coordenado pelo Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador do IDOR e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

“Trazer uma grande massa de dados e a inteligência artificial para o controle da epidemia é talvez uma das estratégias mais efetivas de que podemos dispor hoje. Essas ferramentas permitem o entendimento da dinâmica de transmissão do vírus e evolução da epidemia, para o planejamento de ações de contenção mais efetivas. Nesse cenário é muito importante que a população preencha a autoavaliação para contribuir com o projeto na geração de informações”, explica Dr. Fernando Bozza.

O objetivo do “Dados do Bem” não é testagem em massa, mas sim um estudo epidemiológico baseado em amostragem. Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são convocados para fazer testes. Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo.


Sobre a iniciativa Dados do Bem

Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados Do Bem (www.dadosdobem.com.br) é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. Dados do Bem faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D´Or, “Ciência Idor Contra a Covid”, que ainda inclui outras nove frentes de estudo.

Fonte: Ascom

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso