Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

EDF inaugura planta de hidrogênio verde em Macaé e marca nova era da energia limpa

Usina Norte Fluminense recebe investimento de R$ 4,5 milhões em projeto pioneiro

07/11/2025 às 14h02 07/11/2025 às 14h02 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Planta piloto vai produzir hidrogênio verde e reduzir custos na geração de energia / Foto: Divulgação

A cidade de Macaé, no Norte Fluminense, acaba de entrar no mapa da energia limpa no Brasil. A EDF Power Solutions inaugurou sua primeira planta piloto de hidrogênio verde no país, instalada na Usina Termelétrica Norte Fluminense. O projeto recebeu investimento de R$ 4,5 milhões e promete ser um divisor de águas na transição energética nacional.

A unidade utiliza energia solar gerada por painéis fotovoltaicos para produzir até 18 metros cúbicos de hidrogênio por dia, com pureza de 99,999%. O gás será usado nos processos industriais da usina, especialmente no resfriamento dos geradores, o que vai reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. O excedente poderá ser comercializado no futuro, abrindo caminho para novas oportunidades no mercado de energia limpa.

Um dos diferenciais do projeto é o rastreamento da produção de hidrogênio por meio de tecnologia blockchain, além de um sistema inteligente de gerenciamento de múltiplas fontes de energia patenteado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A exclusividade da patente garante à EDF Power Solutions direitos sobre o uso da tecnologia por 20 anos no Brasil.

A EDF Power Solutions considera a planta de Macaé um marco para o setor energético brasileiro. O projeto integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Aneel e é o primeiro da região Norte Fluminense dentro do programa. Além da inovação tecnológica, a iniciativa também representa um avanço ambiental, contribuindo para a redução da pegada de carbono e o fortalecimento de projetos de hidrogênio verde no país.

Atualmente, a EDF Power Solutions atua em 25 países e opera 31 gigawatts de capacidade instalada em energia de baixo carbono. No Brasil, a companhia já soma 2,7 gigawatts em projetos térmicos, eólicos, hídricos e solares em cinco estados. Com o novo investimento, a empresa reforça seu compromisso com a descarbonização e a construção de um futuro energético mais sustentável.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes