A Enel Distribuição Rio e a Prefeitura de Campos firmaram uma parceria técnica para agilizar o cadastro dos clientes com direito à Tarifa Social na cidade. Operadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município estão sendo treinados para orientar os clientes sobre o cadastro para a nova Tarifa Social, que entrou em vigor no último sábado (5), informando quem tem direito ao benefício e como deve ser feito o registro.
A parceria prevê também uma ação integrada entre Enel e município na edição de três anos do Projeto “Social + Perto”, que acontecerá no dia 16 de julho, das 8 às 15h, na Praça do Santíssimo Salvador. Neste dia, serão disponibilizadas ações de troca de lâmpadas e orientações sobre cadastro na tarifa social de energia dos clientes.
Com as novas regras, cerca de 185 mil clientes da Enel Rio serão beneficiados com descontos de até 100% na conta de luz. A Tarifa Social é concedida às famílias cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e é destinada às famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, às que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e àquelas que possuem em casa pessoas com necessidade de uso contínuo de aparelhos ligados à rede elétrica por razões de saúde.
As agências do CRAS de Campos funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Os endereços podem ser encontrados no link https://social.campos.rj.gov.br/centro-de-referencia-de-assistencia-social-cras/. Clientes com dúvidas também podem solicitar esclarecimentos nos canais de atendimento da Enel Rio: site da distribuidora (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena: (21) 99601-9608 e Central de Relacionamento (0800 28 00 120).
Como aderir à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE)
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é concedida automaticamente desde janeiro de 2022 pelas distribuidoras de energia e, após regulamentação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), desde que o cadastro esteja atualizado no CadÚnico ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC) — destinado a idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência.
Consumidores aptos a receber o desconto precisam manter seu cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia para que sejam incluídos ou mantenham o desconto. O cliente pode checar na conta de luz a informação de que está sendo faturado com a Tarifa Social. Caso atenda aos requisitos e não possua o benefício na fatura, é importante checar se o cadastro está correto e atualizado no CadÚnico (cadunico.cidadania.gov.br). Os interessados podem procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade para verificar o cadastro.
Se estiver dentro das condições e com Número de Identificação Social (NIS) ativo, o cliente não precisa entrar em contato, ele será cadastrado automaticamente pela Enel por meio dos dados recebidos pelo CADUnico.
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