Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Escola estadual em Campos promove encontro de estudantes intercambistas

Jovens estrangeiros compartilharam suas experiências pelo mundo

16/04/2024 às 12h51 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Muitas curiosidades e conhecimento, numa troca de vivências e informações de vários locais do mundo. / Foto: Ascom

Muitas curiosidades e conhecimento, numa troca de vivências e informações de vários locais do mundo. Nesta terça-feira (16/04), em uma iniciativa especial, o Colégio Estadual Constantino Fernandes, no Parque Benta Pereira, em Campos dos Goytacazes, Região Norte Fluminense, realizou o seu ‘Intercâmbio Cultural’, com a presença de jovens já rodaram o mundo e puderam apresentar um pouco de suas experiências em viagens e expedições.

Os estrangeiros Lotta Tiemeier, Sakari Tuomas e Stanislav Kašpar, de 17 anos, e Eleonore Poswick, de 18 anos, estudantes de nível médio, que fazem parte do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary e já passaram por diversos países como Alemanha, Bélgica, Finlândia e República Tcheca, dividiram um pouco de suas experiências com os jovens campistas e fizeram com que os alunos fluminenses já se imaginassem conhecendo o mundo.

– É bem legal ver pessoas de outros países, conhecer novas culturas e outras línguas. E tudo aqui na nossa escola, em Campos. Está sendo muito divertido conhecê-los e aprender com todas as aventuras que eles já viveram – comentou Eduarda Mendonça, de 17 anos, aluna da 2ª Série do Ensino Médio.

Na oportunidade, os visitantes descreveram as atividades desenvolvidas durante o período de intercâmbio, compartilhando experiências culturais e sociais vivenciadas nos diversos países visitados. Para a diretora da unidade, Cátia Valéria C. Viana da Silva, esse tipo de contato é muito importante para a formação dos estudantes.

– Está sendo maravilhoso receber um evento desse nível em nossa escola. É a primeira vez e, se depender de mim, serão multiplicados por muitas vezes. Há uma troca de informações, aprendemos muito com eles, e eles também ficam conhecendo muito da nossa cultura. Uma aula diferente sobre esses países que muito nos encanta – destacou a diretora, que está na escola há 19 anos.

Durante a visita, os quatro intercambistas também contaram detalhes de suas vivências acadêmicas e deram dicas sobre cultura, organização financeira, moradia, alimentação e particularidades de suas viagens. Para Amanda Passalini, diretora pedagógica da Regional Norte Fluminense da Seeduc-RJ, esse movimento estimula os jovens estudantes da rede.

– Isso que estamos vendo aqui é muito importante para nossos alunos, aqui de Campos, pois é uma troca intensa, à medida que eles também podem mostrar aos visitantes estrangeiros um pouco de nossa cultura e recebem muitas informações deles também. Isso aguça o desejo deles, de conhecer novos países, de estudar cada vez mais, de conseguir um futuro melhor, aqui ou fora do Brasil. Parabenizo a iniciativa da escola – declarou Amanda Passalini.

Todos ficaram encantados com a ação, e com a certeza de que esta convivência entre os estudantes é uma maneira de ampliar os conhecimentos sobre outras culturas de forma prática e leve, a partir de experiências de jovens como eles.

– É fantástico conhecer outras culturas aqui na nossa escola. É um evento que nos mostra a história de outros lugares. Muito interessante e especial – concluiu o aluno Fábio Augusto Maurino da Silva, de 17 anos, que cursa a 2ª Série do Ensino Médio.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes