Quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudantes do IFF são selecionados para Programa Futuros Líderes, no Canadá

Alunos realizarão um período de estudos em disciplinas de suas áreas de atuação

25/11/2020 às 08h59 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Alunos realizarão um período de estudos em disciplinas de suas áreas de atuação / Foto: Divulgação

Os estudantes do Instituto Federal Fluminense Diógenes Lopes Guimarães Júnior, do curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial, do Campus Macaé, e Laura Alves Martins, do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Campos Centro, foram contemplados, cada um, com uma bolsa de estudos do Programa Futuros Líderes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Program – Elap, em inglês), ofertada pelo Governo do Canadá.

 Os estudantes foram pré-selecionados pelo IFF por meio do Edital N° 38 - Reitoria, de 02 de março de 2020, publicado no Portal de Seleções, considerando o Memorando de Entendimento entre o IFFluminense e o College of the Rockies, instituição do Canadá em que os alunos realizarão um período de estudos em disciplinas de suas áreas de atuação, entre 04 de janeiro a 30 de abril de 2021.

 “Sinto um misto de alegria e ansiedade nos preparativos finais. Uma oportunidade ímpar para que eu possa desenvolver meu espírito de cidadania e meu perfil de liderança estudando o que gosto.  Acredito ser muito importante conhecer novas culturas, ainda mais em um ambiente acadêmico internacional. Como um futuro Engenheiro de Controle e Automação, acredito que essa oportunidade me deixará muito mais preparado para o mercado de trabalho, principalmente na região de Macaé, onde encontramos muitas multinacionais, ou também para uma possível carreira acadêmica lecionando”, disse Diógenes, grato pela oportunidade. “Agradeço ao IFF pelo esforço em concretizar essa parceria com a instituição canadense e viabilizar essa oportunidade. Com certeza vou procurar fazer o intercâmbio de experiências entre o IFF e o College of the Rockies para poder contribuir para as duas instituições e quem sabe aproximá-las”, afirma.

Diógenes aconselha os alunos do IFF a participarem de atividades acadêmicas extraclasse, pois isso pode fazer a diferença em suas formações. “Eu, por exemplo, aprendi bastante sendo membro da RootLocus (empresa júnior situada no Campus Macaé)”, lembra o estudante.

 Para a aluna Laura Alves Martins “tem sido uma grande oportunidade representar o Instituto Federal Fluminense em uma faculdade estimada por seus valores e pela alta qualidade de ensino como o College of The Rockies. Desde que o edital de chamada pública foi lançado, passamos por um longo processo, devido à pandemia, para obter a resposta final. Não hesitei em me inscrever mesmo sabendo que seria difícil, porque sempre foi um sonho poder ter a experiência de estudar em outro país, e quando soube que tinha sido contemplada, foi indescritível ver meu sonho se tornar realidade”, comemora.

 Laura acredita que o intercâmbio trará benefícios não só para ela como estudante e futura arquiteta e urbanista, mas também para a sociedade como um todo, que poderá contar com seu conhecimento e experiência aprimorados. “Agradeço ao IFF e aos meus professores por terem acreditado em mim. O apoio do Instituto foi fundamental e espero poder honrá-los ao fim do meu período de estudo no Canadá”.

 De acordo com o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional do IFF, Rômulo Rangel, esta experiência de mobilidade acadêmica internacional é de grande importância para os estudantes, “pois certamente agregará conhecimentos acadêmicos e culturais no período de intercâmbio, além de inseri-los como representantes do IFFluminense na instituição de excelência que é o College of The Rockies”.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes