Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Expedição vai percorrer toda a extensão do Paraíba, saindo de São João da Barra

O objetivo é percorrer os 1.137 quilômetros do rio, da foz à nascente

08/03/2022 às 14h58 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O objetivo é percorrer os 1.137 quilômetros do rio, da foz à nascente / Foto: Divulgação

A Expedição Nascentes do Paraíba teve início nesta segunda-feira (07/03), em São João da Barra, com a realização de um evento no Cine Teatro São João. A iniciativa é do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) reunindo os nove comitês de bacias do rio dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O objetivo de percorrer os 1.137 quilômetros de extensão, da foz à nascente, para conhecer seus principais pontos e suas fragilidades.

A baixa vazão do Paraíba, em decorrência da quantidade de barragens e da transposição para o rio Guandu, aumentando a salinidade e comprometendo a captação de água para abastecimento à população em São João da Barra, foi um dos problemas discutidos durante o evento, que teve a participação da prefeita Carla Machado. Reflexos também na produção agrícola, devido à elevação da salinidade no lençol freático, também foram citados.

A prefeita acenou para a iniciativa e se comprometeu com a causa ambiental. “Temos que trabalhar nesta causa. 2/3 da captação do Rio Paraíba é desviada para abastecer a capital do Estado. Precisamos cuidar das nascentes e universalizar a água. Temos que fazer a parte que nos cabe”, destacou Carla, se colocando à disposição da expedição para acompanhar as visitas às cidades que fazem parte dos comitês de acordo com a disponibilidade da sua agenda.

Após o encontro, o grupo participou de uma visita técnica de barco pela foz do Rio Paraíba do Sul, para conhecer a realidade deste trecho do rio. O diretor do Comitê do Baixo Paraíba do Sul, Zenilson Coutinho, ressaltou que essa primeira etapa visa elencar os problemas da região e, ao final da expedição, será confeccionando um documentário. “Vamos enviar este arquivo para as autoridades responsáveis pela gestão dos recursos hídricos estaduais e federais”, explicou.

Participaram da mesa de abertura, além da prefeita Carla Machado e do diretor Zenilson Coutinho, a prefeita de São Francisco de Itapaboana, Francimara Azeredo Barbosa Lemos, a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Marcela Toledo, a superintendente da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Gisele Boa Sorte, o diretor da Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do INEA, Hélio Vanderlei, o secretário do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, João Siqueira, e o personagem Zé Paraíba.

Fonte: Prefeitura de São João da Barra

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes