Quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Governo capixaba nega envio coletivo, mas confirma que deu passagens a família para Campos

Estado confirma envio apenas de uma família com três pessoas

16/10/2025 às 10h19 16/10/2025 às 10h22 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Após polêmica, governo capixaba rebate denúncia e explica repasse / Foto: Reprodução

O Governo do Espírito Santo se manifestou após a polêmica gerada por um vídeo divulgado nesta semana pela Secretaria de Assistência Social de Campos dos Goytacazes, que apontava o suposto envio de pessoas em situação de rua de outros estados para o município. No vídeo, servidores afirmavam que cerca de 15 pessoas teriam chegado à cidade vindas de Vitória (ES), o que teria ocorrido de forma irregular.

Em resposta enviada ao Manchete RJ, por meio da Subsecretaria de Comunicação, o governo capixaba negou que 15 pessoas tenham sido transferidas para Campos, mas confirmou que concedeu passagens a uma família composta por dois adultos e uma criança, ainda no mês de outubro.

De acordo com a nota oficial, a concessão de passagens é um benefício temporário, previsto para pessoas em situação de vulnerabilidade que desejam retornar às suas cidades de origem, reencontrar familiares ou aceitar oportunidades de trabalho em outros locais.

“A informação não procede. Em outubro, foram concedidas passagens para Campos (RJ) apenas para uma família de três pessoas: dois adultos e uma criança. Em setembro, não houve concessão de benefício e, em agosto, houve apenas uma”, diz o comunicado.

O governo do Espírito Santo também explicou que o benefício é oferecido por meio do Albergue para Migrantes, localizado em Mário Cypreste, Vitória, que funciona 24 horas e acolhe pessoas em trânsito, em caráter emergencial. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o atendimento inclui acolhimento, alimentação, higienização e encaminhamentos sociais — inclusive o fornecimento de passagens, quando necessário.

A nota enfatiza que se trata de uma política pública de assistência social, “voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade temporária ou risco social”, e que os encaminhamentos são feitos somente após análise técnica.

A Prefeitura de Campos ainda não se manifestou oficialmente após a resposta do governo capixaba.

Fonte: Manchete RJ

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes