Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Greve de trabalhadores em Macaé perde força nesta sexta mas não há previsão sobre o fim

Empresa Gran Services mantém contato com os funcionários, alega ilegalidade e defende diálogo

19/04/2024 às 16h00 19/04/2024 às 17h28 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Empresa Gran Services mantém contato com os funcionários, alega ilegalidade e defende diálogo / Foto: Divulgação

A greve de trabalhadores da empresa Gran Services, em Macaé, iniciada na última terça-feira (16), perdeu força nesta sexta-feira (19). Os grevistas se queixam de que trabalhadores que não representam o movimento grevista estão negociando com a direção da empresa e que os pré-acordos não atendem à categoria por completo. Além disso, os funcionários afirmam que a empresa está ameaçando os funcionários de demissão e desembarcando os profissionais que estavam aderindo ao movimento nas plataformas de petróleo.

As reivindicações dos trabalhadores são sobre a extensão do plano de saúde aos dependentes, aumento do valor do vale-alimentação, regularização e abono de faltas justificadas por atestados médicos, além da revisão salarial com base no piso da categoria e na prática de mercado, entre outros.

Douglas Luiz Silveira, de 29 anos, é funcionário da empresa há 1 ano e 8 meses e disse que a paralisação irá durar até quando a empresa resolver a situação sindical. "O sindicato que a empresa alega ser representante dos funcionários está inapto a exercer atividade. Só queremos igualdade salarial e um sindicato que realmente nos representa. Estamos com salário defasado sem assistência do sindicato", disse Douglas.

O site Ururau obteve acesso a um documento em que a empresa Gran Services se posiciona sobre o caso e afirma que a paralisação é ilegal. "A recusa do retorno ao trabalho acarretará na aplicação de falta, advertência, desconto do voo para desembarque, entre outros", cita a nota. O documento ainda diz que a empresa já começou as negociações com os trabalhadores e prossegue com as tratativas nesta sexta-feira (19), conforme acordo pré-estabelecido e reiterou a importâsncia do diálogo.

Ainda segundo os trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores Offshore (Sinditob), estaria inapto a exercer a atividade. O Sindicato dos Trabalhadores da Petrobras do Norte Fluminense (Sindpetro NF), por sua vez, informou que os trabalhadores são representados pelo Sinditop. Por meio de nota, o Sinditob informou que a Justiça reconheceu a legitimidade de atuar. "O Sindicato dos Trabalhadores Offshore do Brasil (Sinditob), vem por meio deste informar que a Empresa Gran Services, está com o pagamento dos salários e benefícios dos empregados em dia. A legitimidade do Sinditob para representar os empregados deriva do processo de legitimidade disponíveis no site do Sindicato, onde a Colenda Décima Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro reconheceu a legitimidade do Sinditob para representar os empregados offshore no mar territorial brasileiro. Importante informar, que houve também mais duas ações de legitimidade na Justiça do Trabalho mantendo o Tribunal Superior do Trabalho, a mesma decisão da Justiça Cível acerca da legitimidade do Sinditob.

A decisão pela paralisação foi tomada em assembleia realizada na última sexta-feira (12), após constatação de que a empresa não estava atendendo às demandas dos trabalhadores. Apesar de reuniões anteriores entre membros da comissão de trabalhadores e representantes da empresa, não houve avanços significativos na resolução das questões levantadas.
 

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes