Domingo, 02 de junho de 2024

Guarda Ambiental de Campos resgata uma cobra, um lagarto teiú e 15 gambás em três dias

Todos os animais foram devolvidos para a natureza, respeitando o equilíbrio ambiental

18/03/2024 às 14h58 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Todos os animais foram devolvidos para a natureza, respeitando o equilíbrio ambiental / Foto: Divulgação

O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos resgatou 17 animais em três dias, entre sexta-feira (15) e domingo (17), em diferentes bairros de Campos. Entre os animais estavam uma cobra jiboia, um lagarto teiú e oito gambás jovens e adultos, sendo uma fêmea com sete filhotes, totalizando 15 gambás. A orientação do GAM é que o órgão seja acionado para o resgate seguro de animais silvestres, sempre que forem vistos em área residencial. Os telefones para contato são (22) 98175-0758 (GAM), 153 e o (22) 981020185, da Sala de Operações.

O resgate da cobra Jiboia foi realizado em um condomínio da Penha. Em sequência, os agentes fizeram a soltura no Parque Natural Municipal do Taquaruçu. O lagarto teiú foi localizado em um galpão na Avenida Carlos Alberto Chebabe. Três gambás estavam no galpão de uma loja, no Parque São Caetano; dois no bairro Jóquei Clube, um em uma casa na Rua José Bonaparte Vieira e outro na Rua Vinícius de Moraes; um gambá macho foi encontrado dentro da lixeira de um supermercado atacadista; mais um na Rua Marquês de Herval, no Parque Tamandaré; e uma gambá fêmea com sete filhotes foi resgatada no Parque Guarus.

Todos os animais já foram devolvidos para a natureza, respeitando o equilíbrio ambiental. Eles foram soltos em Áreas de Preservação Permanente (APP). Os agentes do GAM esclarecem que, normalmente, os animais saem do seu habitat natural em busca de abrigo e alimento por causa do crescimento urbano. A orientação é que, sempre que identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas isolem a área e acionem o GAM.

De acordo com as estatísticas do GAM, os gambás continuam sendo os mais resgatados e, em segundo lugar, as cobras. O gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Se alimenta de animais e vegetais. Ao se alimentar de frutas, espalha as sementes por onde passa por meio das suas fezes. Outro fato é que os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpiões, cobras, baratas, carrapatos, entre outros.

Fonte: Ascom Campos

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes