Quinta-feira, 04 de setembro de 2025

Guarda Municipal de Campos troca comando no trânsito e adota nova dinâmica

O objetivo é promover uma prestação de serviço ainda mais humanizada e próxima da população

13/03/2025 às 18h32 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O objetivo é promover uma prestação de serviço ainda mais humanizada e próxima da população

Com o objetivo de promover uma prestação de serviço ainda mais humanizada e próxima da população, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai promover cursos de atualização e capacitação para os agentes que atuam no trânsito de Campos. Essa é uma das ações do novo Gerente de Transporte Interno e Trânsito, Sérgio Lima Barreto, que assumiu nesta semana.

“A ideia é voltar os agentes de trânsito para a sala de aula. Precisamos estar atualizados com as novas resoluções de trânsito, vamos trabalhar ainda a verbalização com os condutores. A intenção é qualificar para favorecer o trabalho da Guarda, vinculado ao bem-estar da sociedade. Queremos uma Guarda mais humanizada”. 

De acordo com Sérgio, atualmente, cerca de 50 agentes trabalham no ordenamento do trânsito. Esse efetivo deve aumentar, já que, dos 178 guardas que concluíram o curso de formação, cerca de 50% desse efetivo deve ser alocado para atuação nas vias do município. 

“Os cursos vão ser destinados aos que já atuam no trânsito e aos que estão chegando, oriundos do novo concurso. A qualificação é necessária, assim como levar à sociedade campista o conhecimento, porque muitas vezes as pessoas só veem as situações polêmicas. Os motoristas não têm tempo de estar lendo o Código de Trânsito, saber o que é, por exemplo, uma infração de trânsito. O agente também precisa orientar o condutor, para cada vez mais estarmos diminuindo não apenas as notificações, mas, principalmente, os acidente”, exemplifica o gerente de trânsito.

Operações — Sérgio Batista garante que as operações vão continuar. “Observamos que, quando fazemos as operações, as pessoas passam a respeitar mais as sinalizações, o que também diminui os acidentes. As operações ajudam a coibir as imprudências, já que as pessoas estão vendo a presença da Guarda e da Polícia Militar. 

Nesta sexta-feira (14), os comandos da Guarda Civil Municipal e do 8º Batalhão da Polícia Militar vão se reunir para traçar novas abordagens nas operações. “A intenção da Polícia Militar é agir diretamente na questão da desordem. Vamos estar mais focados no condutor que vem causando transtornos, como os que utilizam a torbal (escapamento de descarga de moto proibido por lei), por exemplo, além de veículos circulando sem placa, entre outras infrações”.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes