Sexta-feira, 30 de maio de 2025

Internas do presídio feminino de Campos recebem ações de saúde pelo 'Agosto Lilás'

Haverá palestras, poesia, música e uma roda de conversa sobre violência contra à mulher

17/08/2023 às 16h45 17/08/2023 às 16h47

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Haverá palestras, poesia, música e uma roda de conversa sobre violência contra à mulher / Foto: Fernanda Moraes / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), realiza nesta sexta-feira (18), uma ação educativa no Presídio Feminino Nilza da Silva Santos. O evento faz parte da Campanha “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Segundo o coordenador do PNAISP, Bruno Cordeiro, o evento visa conscientizar as internas sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra à mulher. Haverá palestras, poesia, música e uma roda de conversa acerca do tema. A palestra será ministrada pela enfermeira do programa, Rachel Gonçalves Maciel.

“A violência contra a mulher é uma questão de saúde pública devido sua magnitude e impactos na saúde destas vítimas e suas famílias. O que requer a organização dos serviços de saúde sob as dimensões da prevenção, promoção e assistência”, disse o coordenador.

Também estarão presentes representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS); da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos e da Subsecretaria de Políticas para Mulheres.

PROGRAMA – O município de Campos, por meio da portaria de nº 2.715, publicada em 14 de outubro de 2021 pelo Ministério da Saúde, teve aprovada sua adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP). O objetivo do programa é garantir à população carcerária o acesso a uma saúde de qualidade. O atendimento médico, psicológico e de enfermagem ocorre dentro das penitenciárias, evitando que os detentos saiam para consultas.

O PNAISP funciona três presídios de Campos (Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, ambos no bairro da Codin, e Presídio Feminino Nilza da Silva Santos, no Centro). O programa conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, técnico de farmácia, psicólogo e psiquiatra.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes