Sexta-feira, 25 de julho de 2025

Lagoa de Cima terá novas ações de combate a ocupação irregular e danos ao meio ambiente

Representantes das secretarias de Meio Ambiente, Segurança e Ordem Pública, Defesa Civil e da Guarda Civil se reuniram nesta quarta-feira para alinhar ações

23/07/2025 às 13h50 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Representantes das secretarias de Meio Ambiente, Segurança e Ordem Pública, Defesa Civil e da Guarda Civil se reuniram nesta quarta-feira para alinhar ações / Foto: Divulgação

Representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Segurança e Ordem Pública, Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal realizaram uma reunião, nesta quarta-feira (23), para definir novas ações de ordenamento em Lagoa de Cima. No último sábado (19), uma ação conjunta resultou em 27 notificações de construções irregulares, quiosques instalados em área de preservação ambiental, entre outras irregularidades.

A ação do último sábado foi realizada após denúncias dos próprios moradores e também do Ministério Público do Estado, conforme explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jorge Rangel.

“Recebemos denúncias de vários moradores sobre as irregularidades existentes e também do Ministério Público. Após essas denúncias, nós reunimos um grupo de trabalho junto com a Secretaria de Ordem Pública e a Postura, a Guarda Ambiental, a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil. Também vamos incluir agora no grupo a Codemca e a Secretaria de Obras. O mais grave são as edificações irregulares, os trailers instalados irregularmente na faixa da estrada que dá acesso à Lagoa de Cima para o espelho d’água da lagoa”, disse Jorge ao acrescentar que inicialmente a fiscalização visa corrigir as irregularidades que se encontram entre a faixa da estrada até o leito do lençol freático da lagoa.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina, comentou sobre o objetivo das fiscalizações. “O ambiente tem que ser mais planejado, e para isso a gente precisa ter o controle e adequação de todo mundo às normas e legislações municipais. Nós solicitamos àqueles que são possíveis e passíveis de regularização, que procurem a Codemca e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública para que a documentação seja encaminhada”, explicou.

Já o comandante da GCM, Wellington Levino, explicou que a corporação conta com uma base em Lagoa de Cima tanto para ordenamento do trânsito, quanto para coibir irregularidades ambientais. “A Guarda Municipal mantém o destacamento que atende Lagoa de Cima. Nós fazemos diversas atuações durante o ano e agora, com essa operação em conjunto, essa força integrada, nós vamos aumentar mais ainda nossa fiscalização, não só com os agentes operacionais, agentes de trânsito e de policiamento preventivo, mas também com os agentes da Guarda Ambiental. Hoje, mais do que nunca, a nossa ação integrada vai estar trazendo resultados positivos para o nosso município, para a preservação ambiental e para as pessoas que frequentam a nossa Lagoa de Cima”, comentou.

Fonte: Ascom Campos

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes