MPRJ expede Recomendação para garantir recursos para Conselhos Tutelares em Macaé

Facebook Whatsapp Twitter
Terça-feira, 07 de abril de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Caixa lança site para solicitar auxílio emergencial de R$ 600

A Caixa Econômica Federal disponibilizou nesta terça-feira (07/04) o site por meio do qual informais, autônomos e MEIs podem solicitar o auxílio emergencial de R$ 600. Segundo o  ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, os repasses devem começar a ocorrer na quinta-feira (09/04). ... continuar lendo

Cidades

MPRJ expede Recomendação para garantir recursos para Conselhos Tutelares em Macaé

Facebook Whatsapp Twitter

21/02/2020 às 09h26 Verônica Mattos

Reprodução
Recomendação foi expedida no dia 28 de janeiro

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macaé, expediu, no dia 28 de janeiro, Recomendação ao município de Macaé, com o objetivo de garantir a devida destinação de recursos ordinários do Tesouro Municipal (chamado de ‘Fonte 100’) para a manutenção e operacionalização dos Conselhos Tutelares I, II e III, e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – estruturas vitais para o cumprimento dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, que deve ser garantido com absoluta prioridade, como previsto no artigo 227 da Constituição da República.

Aponta o MPRJ que o anexo do Decreto Municipal nº 01/2020, que estabelece o Quadro de Detalhamento de Despesa (QDD), para o exercício financeiro deste ano em Macaé, não prevê a destinação de recursos da ‘Fonte 100’ para os órgãos citados, cuja dotação orçamentária, em sua integralidade, teria origem na denominada ‘Fonte 0004’, fruto de compensações financeiras decorrentes do resultado da exploração do petróleo ou gás natural. Contudo, outro Decreto Municipal (nº 126, de 16 de setembro de 2019) estabeleceu em seu artigo 1º que “ficam adiados sine die todos os procedimentos licitatórios que tiverem sua previsão orçamentária em fontes decorrentes dos royalties do petróleo”.

Na prática, então, não há previsão de recursos para manutenção e operacionalização dos Conselhos Tutelares I, II e III, e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente em Macaé. Por isso, a Recomendação expedida pelo parquet fluminense pede que sejam destinados às estruturas citadas os recursos originários da ‘Fonte 100’, mediante a abertura de créditos adicionais suplementares oriundos de anulação de dotação de demais despesas públicas não essenciais. Tal medida deverá ser adotada e comprovada pelo município por meio do envio de um novo QDD ao MPRJ.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Recomenda ainda o parquet fluminense que os Conselhos Tutelares I, II e III, bem como o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, sejam excepcionados da vedação contida no artigo 1º do Decreto Municipal nº 126/2019, por se tratarem de órgãos que atuam diretamente com a prevenção, proteção e promoção dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Por fim, pede que, no prazo de 30 dias, o município apresente informações por escrito quanto ao acolhimento da presente Recomendação, estando ciente de que a recusa, ou mesmo a sua aceitação, seguida de descumprimento, poderá resultar no ajuizamento de ação civil pública.

Fonte: Ascom

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso