A Polícia Federal em Campos iniciou, no ano de 2023, uma operação nas cidades de Campos, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana, em relação à suposta prática de crimes previstos nos artigos 288 e 337-F da Lei 14.133/2021.
O objetivo da investigação, em princípio, é a participação de empresas no transporte estadual escolar. A demanda constante no edital, segundo a polícia, visava o atendimento de cerca de 20 mil alunos da rede estadual de ensino, aproximadamente.
Os crimes investigados seriam organização criminosa e fraude ao caráter competitivo da licitação. Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início em razão de notícia-crime encaminhada à PF por empresa supostamente vítima das infrações.
O vereador Maicon Cruz, as empresas WD Empreendimentos Comerciais e Serviços Eireli, de Morro do Coco, vencedora do certame segundo a Polícia Federal; ML dos Santos Comércio Serviços Eireli; Souza Transportes Ltda; Nossa Senhora Aparecida; Prozul Serviços de Construção Ltda; e Paulo César Franco Moraes, residente na zona rural de Cardoso Moreira, além do também vereador Marquinhos do Transporte e de Neide Mara Gomes Palmeira, coordenadora da Diretoria Regional Administrativa da Educação do Norte Fluminense, figuram entre os investigados.
Houve pedido de busca e apreensão e de quebra de sigilos, que à época foram deferidos pela autoridade judiciária contra todos os investigados.
O juiz titular da Terceira Vara Criminal, à época, declarou-se suspeito em razão de ter sido homenageado pelo Poder Legislativo local, tendo como autor da homenagem o vereador Maicon Cruz.
O processo foi então redistribuído para o juiz Paulo Maurício Simão Filho, que passou a decidir as questões do processo, inclusive os mandados de busca e apreensão, que foram deferidos. Foram recolhidos documentos dos investigados e todos os celulares que portavam no momento das diligências.
No caso dos vereadores Maicon Cruz e Marquinhos do Transporte, também foram objeto das buscas os gabinetes dos respectivos parlamentares na Câmara Municipal.
O juiz, em 23 de outubro de 2023, suspendeu os contratos das empresas investigadas com a Secretaria Estadual de Educação, local onde as fraudes estariam sendo perpetradas à época. Todavia, a referida providência foi revogada em 20 de janeiro de 2024.
Em 17 de abril de 2024, o vereador Maicon teve requerimento atendido com o deferimento da devolução dos seguintes materiais apreendidos em outubro de 2023:
05 unidades de pen drive encontradas na mesa do gabinete do vereador na Câmara;
01 notebook da Câmara;
01 telefone celular Motorola encontrado no gabinete do vereador;
01 computador da Câmara;
01 aparelho celular marca iPhone, modelo 15 Pro Max, cinza.
Um dos principais elos da investigação envolvendo o vereador Maicon Cruz é o fato de a empresa Nossa Senhora Aparecida pertencer a Gustavo Martins de Souza, assessor parlamentar de Maicon Cruz à época, dentre outras razões.
Importante esclarecer que, atualmente, ainda é desconhecido o conteúdo do material arrecadado pela Polícia Federal de Campos dos Goytacazes.
O caso, a partir do dia 2 de fevereiro de 2026, deverá ser decidido pelo novo juiz da Terceira Vara Criminal de Campos, Dr. Gabriel Ferreira Ribeiro Gomes, aprovado em recente concurso para a magistratura do Estado do Rio de Janeiro.
O magistrado já teria atuado na cidade e comarca de Águas Belas, no estado de Pernambuco.
A Prefeitura de São João da Barra divulgou posicionamento oficial informando que mantém um esquema reforçado de segurança durante eventos realizados no Balneário, com atuação integrada da Polícia Militar, agentes...
Os Três Poderes da República se uniram nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, em uma ação inédita de enfrentamento à violência de gênero, com o lançamento do Pacto Nacional Brasil contra...
Uma idosa de 67 anos foi presa na tarde desta terça-feira na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, subdistrito de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, suspeita de denunciação caluniosa....
A Polícia Federal em Campos iniciou, no ano de 2023, uma operação nas cidades de Campos, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana, em relação à suposta prática de crimes...
Um homem foragido da Justiça foi preso pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira, durante patrulhamento de rotina na Rua 82, na comunidade de Santa Clara, em São Francisco do Itabapoana,...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br
