Quarta-feira, 09 de julho de 2025

Operação Caça Fio remove fiações soltas e cabos inutilizados em Campos

Quando anunciou a ação, o prefeito Wladimir Garotinho destacou que a remoção de fios é uma obrigação da Enel, mas a Prefeitura iniciou os serviços, ao mesmo tempo cobrando a concessionária para cumprir seu dever

19/02/2025 às 13h08 20/02/2025 às 12h21 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Quando anunciou a ação, o prefeito Wladimir Garotinho destacou que a remoção de fios é uma obrigação da Enel, mas a Prefeitura iniciou os serviços, ao mesmo tempo cobrando a concessionária para cumprir seu dever / Foto: Rodrigo Silveira

Com o objetivo de remover as fiações soltas e inutilizadas em vias públicas e, consequentemente, melhorar a estética da cidade, a Prefeitura de Campos tem desenvolvido a Operação Caça Fio, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O prefeito Wladimir Garotinho participou do primeiro dia de ação e destacou que a remoção de fios é uma obrigação da Enel, mas a Prefeitura deu o pontapé inicial e está cobrando a concessionária para que cumpra seu dever.

“Vamos fazer todo o quadrilátero central, notificar a Enel sobre as irregularidades e por não estar fazendo o trabalho dela de maneira correta para fiscalizar a bagunça de fios nos postes. Então, a Prefeitura vai seguir trabalhando, retirando esse emaranhada de fios e notificando a Enel”, declarou o prefeito em postagem nas redes sociais.

A operação foi iniciada em janeiro na rua Barão do Amazonas e irá percorrer todo perímetro central. Posteriormente, irá avançar por outros bairros da cidade. Na área central, além da rua Barão do Amazonas, o serviço também já foi realizado nas ruas Boa Morte, Vigário João Carlos, Inácio Moura, João Pessoa, 21 de Abril, Rua dos Andradas, Santa Efigênia, Comendador José Francisco Sanguedo, além das avenidas Sete de Setembro e Alberto Torres e em parte das ruas Gesteira Passos e Gil de Gois.

O prefeito Wladimir explicou, ainda, que são cortados somente cabo inutilizados. Fios em uso, que passam internet ou telefonia, mas que estão soltos ou com barrigas, são amararrados. Equipes da Prefeitura fazem esse serviço e a concessionária é notificada.

A secretária municipal de Serviços Públicos, Simone Muniz, ressaltou que apenas os fios partidos e inutilizados são removidos. “Importante ressaltar que a execução da retirada de cabos de telefonia e internet está focada apenas em cabos que estejam partidos, ou seja, pendurados nas estruturas ou sobre os outros cabos alojados nos postes”, comentou Simone, acrescentando que as equipes estão atuando à noite, para não atrapalhar o movimento na árera central.

Em nota, a Enel Distribuição Rio afirmou que os fios são da rede de telecomunicações.

"Conforme resolução conjunta entre Aneel e Anatel, e em conformidade com as normas técnicas aplicáveis, as operadoras de telecomunicações são responsáveis pela manutenção e adequação desses cabos. A empresa esclarece que vem fiscalizando e notificando as operadoras para que regularizem seus fios.
Somente em 2024, no Município de Campos, a Enel Rio enviou 6.264 notificações para as operadoras de telecomunicações para que tomem as medidas corretivas necessárias. A distribuidora também vem removendo cabos soltos com de risco de acidentes, somente em 2024 atuamos em 521 postes e removemos 0,6 toneladas.
A distribuidora está em contato com a prefeitura para que se possamos fazer uma ação em conjunta com as operadoras e o município".

Fonte: Prefeitura de Campos

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes