Nos bastidores da operação aérea, pais da aviação contam como suas atividades e a paternidade se complementam
No Aeroporto Bartolomeu Lisandro e no Heliporto Farol de São Tomé, administrados pela Infra Operações Aeroportuárias (INFRA), a rotina pode até parecer técnica, mas é profundamente humana. Entre transmissões de rádio, procedimentos de pista e protocolos de segurança, há pais que carregam no peito a missão mais bonita que existe: amar, formar e inspirar seus filhos. Seja na terra ou nos ares, os pais da aviação têm muita história para contar.
O comandante Moacyr Gomes, piloto que pousa com frequência no Heliporto Farol de São Tomé, conta que a rotina de voos exige foco e disciplina, mas o pensamento está sempre com os filhos.
“Durante todo o voo, o foco é total. Mas os horários de piloto são incomuns e a saudade existe. O que me conforta é saber que levo o sustento para casa e que meus filhos se orgulham em saber que o pai faz o possível e o impossível para levar famílias em segurança”, ressalta Moacyr, que sonha em voar com os filhos, Arthur e Ana Letícia, para um destino diferente: “Quero ir com eles para a Patagônia, acho o lugar incrível”, completa.
Supervisor do Centro de Operações Aeroportuárias do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, Vinicius Martins trabalha em escala de plantões e acaba perdendo alguns momentos importantes da rotina, mas isso o fez enxergar a paternidade por outro ângulo.
“Cada momento com meu filho vale ouro. Nunca esqueci o dia em que acompanhei de perto o embarque de uma criança indo para um transplante. Pensei no meu filho. Me emocionei mesmo. Ali eu entendi que, mesmo trabalhando nos bastidores, nosso trabalho toca vidas. E poderia ser a dele ali”, destacou.
De acordo com Marcos Medeiros, também supervisor do Centro de Operações Aeroportuárias no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, a entrega no trabalho é vivida com o mesmo cuidado que dedica à família.
“Conciliar trabalho e paternidade é uma grande responsabilidade, mas são experiências que me completam. Uma me ensina a cuidar do mundo, a outra, do que tenho de mais precioso. Quero que meus filhos saibam que tudo o que faço é por eles. Sempre foi”, acrescenta.
Para o superintendente do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, Samuel Ferraz, reconhecer essas histórias é essencial para valorizar quem faz a operação acontecer todos os dias.
“Aqui, mais do que procedimentos e escalas, estamos falando de homens que assumem o trabalho com responsabilidade e a paternidade com presença. Pais que entendem o peso do uniforme, mas que também fazem questão de estar ali quando os filhos mais precisam”, destaca.
O superintendente do Heliporto Farol de São Tomé, Rosimar Tavares, reforça que a paternidade também faz parte do perfil profissional valorizado na rotina da base.
“Trabalhar em um heliporto exige atenção, preparo e comprometimento. E muitos dos nossos profissionais levam esse mesmo padrão de postura para dentro de casa. São homens que enfrentam a rotina dura do plantão, mas mantêm firme o papel de pai. É esse tipo de perfil que fortalece a operação”, concluiu.
Ainda muito ligada a sua cidade natal, Ivete Sangalo está construindo uma mansão em Juazeiro, município baiano onde nasceu e foi criada. A nova residência da cantora será à beira do rio,...
O debate sobre o uso das redes sociais por crianças e a circulação de conteúdos que exploram a imagem de menores de idade ganharam enorme repercussão nos últimos dias após...
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana está convocando os candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Guarda Civil Municipal, para realização do exame psicotécnico, que será realizado...
O filho de um magnata do boliche na Virgínia (EUA) está no centro de um escândalo familiar digno de novela. Peter Goodwin, de 40 anos, filho do bilionário William Goodwin,...
Estão abertas as inscrições para o concurso de professor titular na área de Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico do Centro...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br