Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Petrobras diz que cinco trabalhadores ainda permanecem internados após incêndio

Incêndio foi na plataforma PCH-1 - Cherne 1-

23/04/2025 às 15h00 23/04/2025 às 15h02 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Plataforma PCH-1 (Cherne 1), na bacia de Campos. / Foto: Ilustração

A Petrobras divulgou na manhã desta quarta-feira (23), informações do estado de saúde dos trabalhadores que ficaram feridos durante incêndio na plataforma PCH-1 (Cherne 1), na bacia de Campos. De acordo com a empresa um trabalhador continua na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). ( Leia a nota abaixo)

“Em relação ao incêndio ocorrido nesta segunda-feira (21/04), na plataforma PCH-1 (Cherne 1), a Petrobras informa que mais três pacientes tiveram alta e cinco permanecem internados em observação, com estado de saúde estável, sem risco até o momento. Apenas um encontra-se na UTI. A Petrobras está prestando toda a assistência aos feridos e segue acompanhando a evolução do quadro de cada paciente.

Nesta terça-feira ocorreu o primeiro embarque da Comissão de Investigação do Acidente. Foi realizada uma inspeção a bordo que verificou que a integridade da estrutura da plataforma não foi afetada.  As condições de segurança da unidade estão mantidas, com geração de energia e comunicação a bordo, além do funcionamento, disponibilidade e integridade de sistemas críticos de segurança, como detectores de fogo e gás, sistema de combate a incêndio e baleeira, que já foram testados após a ocorrência.”

RELEMBRE

Oito trabalhadores ficaram feridos no incêndio registrado na manhã desta segunda-feira (21) na plataforma PCH-1, na Bacia de Campos. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), que afirmou ter recebido a confirmação da própria Petrobras. Segundo o sindicato, um dos feridos desembarcou pelo Heliporto do Farol de São Thomé, em Campos, e os demais por Macaé.

O incêndio teve início por volta das 7h25 e só foi controlado às 11h25, totalizando cerca de quatro horas de combate às chamas. As causas do incidente ainda não foram divulgadas.

Em publicação feita nas redes sociais, o Sindipetro informou que está no Hospital Público de Macaé (HPM), prestando apoio às vítimas. “Estamos no HPM, em Macaé, prestando apoio às vítimas da explosão que aconteceu hoje (21/04), em uma plataforma da Bacia de Campos. O trabalhador caiu no mar durante o incêndio e foi resgatado com vida pela embarcação Locar XXII, apresentando queimaduras, mas estava consciente. A Petrobrás confirmou que são 8 trabalhadores acidentados. Um deles desembarcou pelo Farol de São Thomé e sete por Macaé.”

O sindicato também alertou para a sequência de falhas nas unidades offshore. “Em menos de uma semana, foram vários alertas: plataforma interditada, amarrações perdidas e agora essa grave explosão. Segurança e saúde no trabalho não se negociam! Seguimos acompanhando o caso e cobrando providências!”, declarou a entidade.

Mais cedo, o Sindipetro havia divulgado uma nota oficial em que reafirma as denúncias sobre a precarização das plataformas. “Temos denunciado sistematicamente, ao longo dos últimos anos, a falta de investimentos em manutenção e na integridade das plataformas da Bacia de Campos. Os acidentes que vêm se tornando recorrentes são o resultado direto de anos de negligência de governos anteriores, que abandonaram as políticas de segurança e integridade das unidades, provocando o sucateamento das instalações”, diz o texto.

Em nota, a Petrobras informou: “Com relação ao incêndio — já debelado na manhã desta segunda-feira (21/04) — na plataforma PCH-1 (Cherne 1), localizada na Bacia de Campos, a cerca de 130 km da costa de Macaé (RJ), a Petrobras informa que o trabalhador resgatado no mar encontra-se em atendimento hospitalar em terra, consciente e estável. Outros 13 trabalhadores que prestam serviço para a companhia foram classificados como feridos e também estão recebendo atendimento em um hospital da região. A plataforma não produz petróleo desde 2020. As demais pessoas a bordo da PCH-1 estão bem. Uma comissão será formada para apurar as causas do incidente".

 

Fonte: Ururau/ Ascom Petrobras

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes