Prefeito de Macaé vai aumentar comércios abertos a partir de 1º de Junho

Facebook Whatsapp Twitter
Sábado, 30 de maio de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Reunião: hospital de campanha com data de inauguração indefinida

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está negociando com um consórcio privado para assumir a gestão dos hospitais de campanha para o tratamento de pacientes graves da Covid-19, após o atraso na entrega pela organização social Iabas.  ... continuar lendo

Cidades

Prefeito de Macaé vai aumentar comércios abertos a partir de 1º de Junho

Facebook Whatsapp Twitter

22/05/2020 às 13h36 22/05/2020 às 13h38 Aline Mendes

Ascom
A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (22/05) em coletiva por videoconferência.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

O prefeito Dr. Aluizio descartou nesta sexta-feira (22/05) uma ação mais restritiva na cidade para conter o Covid-19, que seria o lockdown, e anunciou em coletiva por videoconferência que na quarta-feira (27/05) irá apresentar um plano para o Ministério Público às 14 horas para aumentar a abertura de alguns estabelecimentos no comércio.

O gestor municipal comentou também que as barreiras sanitárias no município e o não desembarque das pessoas testadas com a Covid-19, foi fundamental para evitar um contágio ainda maior dos munícipes.

Foi criado um canal com no site da Prefeitura de Macaé sobre os gastos públicos sobre a Covid-19 que reúne informações sobre os contratos, dispensas de licitação e pregão eletrônico em conformidade com a Lei 13.979/2020

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

"É fundamental manter o isolamento social, mas hoje temos indicador que não é necessária uma medida mais restritiva do que já estamos praticando, por enquanto não vamos tensionar nenhuma outra medida", informou o prefeito, destacando que na primeira fase da doença em Macaé ocorria um óbito a cada três dias, hoje é registrado um óbito a cada sete dias.

O prefeito apontou que vai apresentar ao Ministério Público a proposta de abertura de outros ramos de comércio, como autopeças, a partir de primeiro de junho. "Algumas categorias são mais necessárias no momento", disse, ressaltando que por mais 15 dias não serão abertas outras atividades e a flexibilização pode ocorrer quinzenalmente em cima do número de leitos disponíveis em UTI da rede pública.

"A cada 15 dias, que é o período da curva, faremos novas análises, mas nada é superdefinitivo. Nosso grande indicador é a taxa de ocupação de leito em terapia intensiva específica para o Covid. Se começar a superlotar os hospitais, não vamos abrir mais estabelecimentos", observou.  

De acordo com o prefeito, Macaé possui hoje 55% dos leitos da rede pública - no Hospital Público Municipal -  ocupados. O número de leitos que a rede pública disponibiliza subiu de 20 para 44 nesta sexta-feira (22) e na próxima semana haverá 50 leitos disponíveis para o Covid. Pela curva, Macaé deve registrar até o final desta sexta-feira 600 casos e até o final de maio, mil casos.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

INVERNO

Dr. Aluizio ponderou que o momento continua de grande preocupação, existe aumento da demanda hospitalar, de casos positivos, por isso o distanciamento social permanece fundamental, com o agravante da chegada do inverno. "A entrada do Brasil no inverno será diferenciada nesta pandemia. Há que se ter muita atenção, o numero de doenças respiratórias no inverno é mais significativo", assinalou, pontuando que as ações estabelecidas em decreto garantiram um isolamento social necessário para conter um grande avanço do coronavírus.

A rede de saúde pública, como o Hotel de Deus, que garante quarentena para quem não tem como ficar em casa infectado e não requer internação e o Centro de Triagem do Coronavírus foram apontados pelo prefeito como medidas que agregaram para o combate à proliferação do vírus. 

Indicador parcial aponta que 4% da população teve contato com o vírus

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O prefeito Dr. Aluizio lembrou que Macaé está realizando exames em locais de barreira sanitária e bairros - como na Nova Esperança, onde foram feitos 40 testes - que apontaram até o momento que cerca de 4% da população de Macaé teve contato com o vírus. Até esta sexta-feira (22) 180 pessoas foram analisadas, a pesquisa chegará a 400 cidadãos, o que dará uma perspectiva da população infectada.

"Esse número de 4% pode cair ou aumentar no final da pesquisa", esclareceu. Na ação, a pessoa é abordada na barreira e se ela concordar, faz o teste. "Vamos ter extrema cautela, vivemos hoje com resultado fruto dos decretos, temos uma saúde pública que conseguimos organizar, reforçamos a obrigatoriedade do uso de máscara, mas nenhuma aglomeração é possível", reforçou.

A parceira com o Ministério Público - com quem o prefeito também se reuniu nesta semana  - e com o Nupem, que realizou ontem cem exames do Covid-19, foram enaltecidas pelo prefeito. "Ontem o Nupem realizou cerca de cem exames, hoje mais uma gama significativa, alguns resultados chegam com delay, por isso em determinado dia pode haver algum acréscimo", constatou. 

Uma das preocupações citadas pelo prefeito foi o funcionamento de depósitos de bebidas que servem bebidas aos clientes, causando assim aglomerações. "A população deve denunciar e manter o isolamento social" salientou. Dr. Aluizio completou que a população pode agora acessar o diário oficial do município no portal da prefeitura, além dos gastos com coronavírus.

Fonte: Ururau/Ascom

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso