Começou, nesta segunda-feira (28), o I Simpósio Municipal de Educação promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), reunindo no Teatro Trianon professores, gestores, pesquisadores e representantes de escolas da rede municipal. Durante a cerimônia de abertura, foram apresentados os objetivos principais do encontro: compartilhar práticas pedagógicas inovadoras, estreitar a articulação entre teoria e prática em sala de aula e fortalecer a formação continuada dos profissionais do ensino fundamental. O evento prossegue até amanhã, 29, com palestras, mesas-redondas e certificações técnicas.
O encontro, que adota o mote “Saberes em Construção?–?Práticas e Diálogos Sobre Alfabetização, Avaliação e Recomposição da Aprendizagem”, foi idealizado para fomentar a troca de experiências entre educadores e especialistas de diversas áreas. Ao longo dos dois dias, os participantes terão acesso a conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Programa Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com ênfase na formação de docentes para enfrentar os principais desafios do ciclo inicial.
Na abertura, a secretária Tânia Alberto ressaltou a importância de fomentar uma cultura de colaboração entre as redes de ensino.”Este simpósio, que marca o começo do segundo semestre letivo, é importante por reunir profissionais de Educação e tantos pensadores de outras áreas, como Neurociências e Pedagogia, para debater e apontar o futuro do ensino e da atuação em sala de aula. Nosso desafio é nos tornarmos os professores que a evolução tecnológica requer, para lidar com a transformação que a Educação precisa”, declara a secretária.
O prefeito Wladimir Garotinho também esteve presente ao Simpósio, junto à primeira-dama Tassiana Oliveira e os vereadores Doutor Maninho e Marcelo Feres, ex-secretário de Educação, Ciência e Tecnologia. Além de apresentar a Unidade Móvel de Saúde na Escola, o prefeito reforçou o concurso público para professores ainda para esse ano e anunciou o estudo de uma lei específica de bonificação para cada unidade que alcançar a meta do SAEB. Já Marcelo Feres enalteceu a parceria contínua entre Educação e Saúde que marcou sua gestão como secretário, que segue fortalecida agora com Tânia Alberto.
Formação e certificação
A parte da manhã contou ainda com a apresentação da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), a cargo de Talita Ernesto, coordenadora da escola, palestra de fonoaudióloga Isabela Brandt intitulada “O impacto da Consciência Fonológica no desempenho da leitura e escrita: estratégias para a sala de aula” e certificação do Performa – para professores do 1º ano de Escolaridade.
Considerada um indicador-chave para antever o êxito ou os riscos no processo de alfabetização, a Consciência Fonológica ganhou destaque na apresentação de Isabela Brandt. Ela abordou como práticas ligadas à Consciência Fonológica podem contribuir para melhorar a precisão na leitura de palavras e reduzir as dificuldades iniciais de escrita.
A Certificação do Performa, promovida pela Seduct, refere?se a um reconhecimento formal concedido aos professores da rede municipal que concluíram o Percurso Formativo Performa, uma série de capacitações vinculadas ao Programa Nacional Criança?Alfabetizada (CNCA). Essa certificação atesta a participação em formações pedagógicas articuladas nos encontros da Efem.
Programação
O evento prossegue à tarde, com apresentação sobre as formações da Efem, Certificação do Performa para professores do 2º ano de Escolaridade e palestra com Cipriano Carlos Luckesi sobre “Avaliação: ato subsidiário da construção de resultados satisfatórios na prática educativa”. O primeiro dia será finalizado com a mesa redonda “Ensinar e aprender: preparando o futuro”, reunindo Cipriano Carlos Luckesi, Tânia Alberto, Igor Pacheco Teixeira e Débora Chagas de Sales, com a mediação de Shayane Ferreira.
A programação de amanhã, 29, conta com nova apresentação, pela manhã, sobre os cursos oferecidos pela Efem, além da palestra da médica neuropediatra Nathália Moriguti – “ O Neurodesenvolvimento Infantil – os estágios de desenvolvimentos e sua relação ao Desenvolvimento Cognitivo ligados às funções executivas” -, e a mesa redonda “Manejo comportamental e educacional em alunos com diferentes perfis no processo de neurodesenvolvimento”, que reunirá Daniele Dias, Amanda Nascimento, Regina Lannes e Christiana Mitsi Laterça.
À tarde, o simpósio reúne Fabiana Buexm Nagib de Mattos em “O tempo e as infâncias entre o relógio e o ritmo do coração”, Simone Mertz Ghizi em “Conectar para ensinar estratégias para uma aprendizagem ativa” e Wilson Heidenfelder em “A presença do professor na Era da Ausência”, além de uma mostra prática do percurso formativo.
O encontro está estruturado em cinco eixos centrais que orientam toda a programação: avaliação, governança e gestão, infraestrutura física e recursos pedagógicos, formação de gestores e professores e reconhecimento e compartilhamento de boas práticas.
O simpósio é organizado pela Efem e pela equipe municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA/MEC), com apoio institucional do Sebrae, do Teatro Trianon, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, da Brink Mobil e do Sicoob Fluminense.
Leandro Rogério, conhecido no mundo do funk como Leandro Abusado, morreu nesta segunda-feira, 28. Ele enfrentava a Síndrome de Fournier, que é uma infecção grave e rara que afeta os...
Após mais de 40 anos separados, nove dos dez irmãos filhos de Maria Bethy de Souza se reuniram pela primeira vez em Campo Grande (MS), para compartilhar um café da manhã...
Um jovem de 25 anos foi preso após tentar matar a irmã de consideração, de 28 anos, a pauladas. O crime aconteceu no bairro Morada da Barra, em Vila Velha,...
Considerada foragida da Justiça brasileira, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) espera pedido formal para se apresentar às autoridades na Itália, segundo seu advogado, Fábio Pagnozzi. "Ela pensa em se apresentar...
Mesmo sem nunca terem contraído o coronavírus, milhares de pessoas podem ter experimentado um envelhecimento cerebral acelerado durante a pandemia de covid-19. A constatação vem de um novo estudo liderado por...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br