Terça-feira, 23 de abril de 2024

Rafael Diniz lança linha de crédito para produtores de cana

23/05/2019 às 18h19

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Rafael esteve presente no evento RioAgro Coop / Foto: Supcom

O prefeito de Campos, Rafael Diniz, lançou, nesta quinta-feira (23/05), o Agrocana — uma linha de crédito que vai beneficiar os produtores de cana-de-açúcar do município. O anúncio foi feito durante a abertura do RioAgro Coop realizado na Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio (Coagro) e que contou com a participação do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e demais autoridades municipais, estaduais e federais. 

“É muito importante esse trabalho para o fortalecimento do agronegócio. Essa nova linha de crédito vai viabilizar novas oportunidades aos produtores de cana, garantindo apenas 2% de juros ao ano, sendo que para aquele que pagar as parcelas em dia, os juros são devolvidos. Estamos apontando os caminhos para a transformação da nossa cidade para além dos royalties”, destacou o prefeito Rafael Diniz.

Para o presidente da Coagro (Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro), Frederico Paes, o agronegócio através do cooperativismo é uma grande saída para crise que o estado do Rio de Janeiro se encontra na geração de emprego. 

“A Coagro tem 4 mil produtores e essa nova linha que o prefeito Rafael Diniz lançou foi um pontapé importantíssimo e vai atender ao pequeno produtor que é quem mais precisa. Portanto, ele (o produtor) plantará mais e, consequentemente vai gerar mais emprego na indústria”, disse Frederico Paes.

Segundo o superintendente do Fundecam, Rodrigo Lira, o Agrocana vai potencializar o pequeno produtor de cana-de- açúcar. A ideia surgiu em função de um segmento muito importante para o município. A nova linha de crédito pode chegar a R$ 10 mil e será destinada ao financiamento de insumos. A análise técnica dos financiamentos será feita pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“Criamos linhas de crédito pensando nas economias alternativas, mas não podemos negligenciar os segmentos tradicionais que são significativos no município. Exemplo disso, é a época de colheita da cana, quando percebemos aumento do índice de empregabilidade, que normalmente é maior que nas outras cidades. Precisamos ter um olhar amplo, criando políticas específicas. Será um fôlego importante para esse pequeno produtor”,  informou Rodrigo Lira.

O presidente do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/RJ), Vinicius Mesquita, disse que com o Agrocana, será possível ter o trabalho de cooperativismo com mais força, como por exemplo, na recuperação da lavoura e, posteriormente, vai trazer mais recurso para o município. 

“A nova linha de crédito é um incentivo no movimento do cooperativismo da região, não só na agropecuária, mas nas diversas áreas de atuação. Podemos de alguma forma incrementar a utilização dessa linha em mais de um setor, não só agropecuário, mesmo sendo uma vertente muito forte no município”, relatou Vinicius Mesquita. 

O RioAgro Coop é um evento realizado pelo Sistema OCB-RJ em conjunto com a Coagro, com o desenvolvimento do Fatore. Durante o evento também foram discutidos assuntos como agricultura familiar, cooperativismo na economia regional. O Rio Agro Coop conta oferece palestras e painéis sobre o agronegócio, como a sucroalcooleira, soluções para a bacia leiteira fluminense, recursos hídricos, entre outras.

Durante o evento, o governador Wilson Witzel falou sobre importância de firmar parcerias em prol do desenvolvimento regional. 

“Iremos buscar junto a AgeRio o financiamento para ajudar na irrigação da cana-de-açúcar da região. Agradeço ao prefeito Rafael Diniz pelo trabalho e ressalto que vamos viabilizar a vinda do gabinete itinerante na região nos próximos meses. Tenho a missão de governar para todos, independente do partido. É hora de unir forças para discutir os problemas e encontrar as soluções”, falou Witzel.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes