Sábado, 02 de agosto de 2025

Romeiros de Santo Amaro terão bases de apoio durante a caminhada

09/01/2020 às 10h03 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Todos os anos, milhares de devotos fazem o percurso de até 50 quilômetros, pela RJ-216 / Foto: Arquivo Supcom

Romeiros que irão participar da tradicional caminhada de Santo Amaro na noite da próxima terça (14/01) e madrugada de quarta (15), terão nove pontos de apoio. O primeiro no posto do Batalhão de Patrulhamento da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv). Entre uma a outra barraca, montadas a intervalos previamente estudados, equipes do BPRv, com o apoio da Guarda Civil Municipal, farão patrulhamento fixo e móvel, para garantir segurança aos romeiros. Quatro ambulâncias, sendo duas UTIs, vão estar disponíveis, sendo uma fixa e três percorrendo o trecho.

Representantes de todos os setores da administração municipal participaram, nesta terça-feira (07/01), no auditório da Prefeitura, para discutir os  preparativos para o apoio à 287ª Festa de Santo Amaro. Todos os anos, milhares de devotos fazem o percurso de até 50 quilômetros, pela RJ-216 (Campos/Farol), para prestar louvor e agradecimentos ao padroeiro da Baixada Campista.

O trabalho inclui ainda o apoio na área da festa das equipes da Superintendência de Limpeza Pública, Superintendência de Postura e profissionais à disposição de todos os demais setores da Prefeitura, como: Cultura, Turismo; Entretenimento; Segurança Pública; Educação, Esporte, Governo e do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).

“ Em relação ao IMTT, teremos em Santo Amaro, uma parada específica para chegada e saída de pessoas que utilizarem o transporte coletivo para visitar o distrito durante os festejos “ explica a subsecretária de Governo, Daniela Tinoco, acrescentando que ajustes necessários continuarão sendo feitos pela equipe, através de aplicativo de internet.

Oficialmente, a programação religiosa começou no último domingo, dia 5, mas só se intensifica a partir do final de semana, atingindo o ponto alto no dia 15, dia do Padroeiro, com Alvorada, Missa Solene, Desfile de Bandeiras, Cavalhada, Missa Campal, Procissão e show de encerramento definidos pela Paróquia. 

Cavalhada de Santo Amaro: dialogo entre fé e cultura

Cavalhada de Santo Amaro já nos preparativos para o espetáculo que acontece no dia 15 de janeiro em Santo Amaro e dia 19 de janeiro no Distrito de São Sebastião. 

A Cavalhada de Santo Amaro já faz parte do patrimônio cultural e religioso da cidade. Desde sua primeira edição em 7 de outubro de 1730 no Solar do Colégio que a representação acontece no Distrito Campista e a preservação vem sendo mantida pelos moradores da Baixada Campista. Tradição familiar a Cavalhada de Santo Amaro guarda em sua história a presença e envolvimento das famílias desde a preparação até o dia do espetáculo. Detalhes que observa a escritora Gisele Gonçalves autora do livro Cavalhada de Santo Amaro – Uma tradição da Baixada Campista.

- Além dos cavaleiros, a cavalhada conta com a participação de várias pessoas da comunidade, como por exemplo, as que confeccionam as vestes.  O trabalho com as vestes preserva uma riqueza de detalhes no qual emergem tradições muito peculiares da nossa Baixada Campista. - destaca Gisele Gonçalves.

“ Fazendo parte da festa, uma tradição viva e sempre atraente é a Cavalhada de Santo Amaro. Expressa por um lado a arte eqüestre e a representação lúdica e simbólica de um passado heróico, inspirado na defesa da fé e da liberdade religiosa dos cristãos. Hoje outro contexto a necessidade de dialogo civilizatorio entre culturas, a mística e a importância dos valores da cavalaria como ideal de serviço a Deus e a Igreja e a beleza da perícia da montaria e nas evoluções das diversas tarefas e habilidades. Mostra um trabalho comunitário e de varias gerações e da integração humana e social “ destaca Dom Roberto Francisco.

Mas a emoção vai alem da representação do espetáculo para as emoções durante toda a preparação que envolve famílias que juntas ajudam na construção da memória social e coletiva. E um legado familiar que se perpetua pelos séculos.

Fonte: Redação/ Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes