Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Cidades

SJB entra em alerta após elevação do rio Paraíba do Sul e define medidas preventivas

Município mobiliza órgãos e define ações preventivas contra possível transbordo

Por Fabrício Freitas
11/02/2026 às 15h19

Rio Paraíba do Sul sobe, e SJB ativa plano de prevenção e monitoramento / Foto: Reprodução

A elevação do nível do rio Paraíba do Sul colocou São João da Barra em estado de alerta e mobilizou diferentes secretarias e órgãos municipais para ações preventivas. O nível do rio atingiu 6,05 metros, aproximando-se da cota de transbordo no distrito de Barcelos e do nível de cheia na área central do município, o que acendeu o sinal de atenção para possíveis impactos em áreas urbanas e ribeirinhas.

Uma reunião estratégica foi realizada para definir medidas emergenciais e preventivas, envolvendo setores como Defesa Civil, Segurança Pública, Obras, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos. Entre as ações estabelecidas estão o monitoramento contínuo do nível do rio e de seus afluentes, o acompanhamento do comportamento hidrológico nas regiões de cabeceiras em estados como São Paulo e Minas Gerais e o reforço do dique na margem direita do rio, em Barcelos, como forma de evitar transbordamentos.

Também foi definida a adoção de medidas estruturais, como instalação de material de proteção, levantamento de máquinas e apoio operacional das secretarias de Agricultura, Obras e Serviços Públicos, além de avaliação técnica sobre a possível abertura da Lagoa de Grussaí para o mar. A gestão municipal também organizou planos de contingência para atendimento a famílias desalojadas e preparação de escolas como possíveis abrigos, garantindo equipes em regime de prontidão.

O cenário reforça a importância da prevenção, da resposta rápida e da integração entre órgãos públicos para reduzir riscos à população, proteger áreas urbanas e minimizar impactos ambientais em caso de cheia do rio Paraíba do Sul.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes