Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Vem ai no Site Ururau o blog do Jornalista Leandro Nunes e coluna da Professora Eliane Cruz

Política, esportes e Língua Portuguesa serão abordados nos canais

28/04/2019 às 09h20 29/04/2019 às 09h11 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Eliane Cruz e Leandro Nunes passam a integrar a equipe do Ururau / Foto: Arquivo/Pessoal

O Site Ururau ganha a partir desta semana, um novo espaço para tratar de Política, Esportes e Língua Portuguesa. O blog lendoaqui.com.br, do jornalista Leandro Nunes e a coluna  Descomplicando da professora Eliane Cruz passam a integrar a equipe. Mantendo a linha de levar informações com credibilidade e isenção, o  Site Ururau quer mais uma vez oferecer ao leitor, a oportunidade de discutir política e esportes com qualidade e sanar algumas dúvidas, gerar outras e despertar para uma busca mais aprofundada da Língua Portuguesa.

“Lancei hà cerca de uma semana meu blog, o lendoaqui.com.br com a intenção de tratar principalmente da política local, de forma especial, e também falar de esportes que foi onde iniciei e fiquei focado por muito tempo. Nos últimos anos, trabalhando como assessor político tive a oportunidade de conhecer mais desse mundo, em especial acompanhar a movimentação nos bastidores, uma experiência extraordinária” explicou o jornalista Leandro Nunes que disse ainda que o blog tem por objetivo ser verdadeiramente um canal de aproximação e nele, com notas, entrevistas, opiniões de todos que entendam a nossa proposta.

“Sabemos que o jornalismo, e em especial esses espaços de opinião, acabam muitas das vezes marcados por defender mais A, B ou C, e entendo da necessidade de quebrar isso e mostrar que pode e tem que ser diferente. Estou feliz em voltar a atuar diretamente no jornalismo e espero poder cumprir bem esse papel. Estou muito feliz com o convite do Frederico Paes de hospedar a minha página no Site Ururau, que dispensa comentários de minha ligação com esse canal que tivermos a felicidade de criar há 10 anos, e por questões que a vida nos apresenta deixamos e hoje, como colaborador estou retornando”, finalizou Nunes.

DESCOMPLICANDO

Eliane Cruz trabalha há 40 anos como professora de Língua Portuguesa na rede pública e particular, com experiência também em tutoria com Ensino a Distância no Ensino Superior. Ela conta que a ideia das postagens surgiu depois de ter observado que  alunos, ex-alunos e muitos até com nível superior estão utilizando a nossa língua materna de forma absurdamente descuidada. Erros básicos, alguns inadmissíveis para quem teve oportunidade de estudar.

 “Resolvi postar algumas dicas práticas e objetivas nas redes sociais, pois é aí o ambiente mais frequentado atualmente por todos. A ideia não é minha, inspirei-me  em postagens da internet e eu as uso constantemente em minhas publicações com os devidos créditos”, explicou Eliane que acrescentou que acredita que a  falta de uma boa leitura seja o fator principal.

“O hábito da leitura enriquece o universo vocabular, aprimora o uso da norma culta. Porém, não basta apenas fazer uma leitura horizontal, é preciso mergulhar no texto, refletir, interagir com a mente do escritor.A prática da escrita deveria ser um exercício diário. O que percebo em sala de aula é uma preguiça mental! A maioria não quer e não sabe escrever com clareza e coerência. O hábito de escrever está se tornando cada vez mais distante e quem não exercita, dificilmente construirá seu próprio aprendizado. É fazendo que se aprende”

A coluna “Descomplicando” será publicada todas as quintas-feiras no Site Ururau. Eliane Cruz conta que não tem a pretensão de “ensinar”, mas sanar algumas dúvidas, gerar outras e despertar para uma busca mais aprofundada.

“A internet é uma excelente ferramenta de aprendizagem quando bem conduzida. Procuro colocar mensagens curtas e descomplicadas para gerar interesse; busco  caminhos prazerosos que despertem a vontade de estudar cada vez mais. O internetês é uma realidade da qual não podemos fugir. Linguagem rápida, prática e bem adequada à situação de comunicação com os amigos nas redes sociais, levando-se em conta a rapidez que esse ambiente virtual exige. Porém, muitos jovens passam tempo demais na internet e estão fazendo uso quase que exclusivamente desse tipo de linguagem. Isso tem acarretado sérios problemas, pois se habituaram a escrever dessa forma abreviada e estão levando isso para suas escritas que deveriam ser formais. Além do mais, praticamente não utilizam o manuscrito; estão com péssima caligrafia. Escrever à mão é mais que um simples registro, é um exercício cerebral que está ficando esquecido nesta era dos teclados. Seja cuidadoso com sua linguagem oral e escrita. Isso fará uma grande diferença na sua vida”, finalizou.

 

 

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes