Sábado, 03 de maio de 2025

Vídeo: água do Paraíba já chega à Avenida Presidente Vargas, na Pecuária

Cota de transbordamento pode ser atingida ainda nesta terça

11/01/2022 às 15h21 11/01/2022 às 15h28 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Cota de transbordamento pode ser atingida ainda nesta terça / Foto: Ururau

Ao meio-dia desta terça-feira (11/01), o nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos chegou a 10,27m. A cota de transbordo é 10,40. Na Pecuária, a água do rio já começou a invadir a Avenida Presidente Vargas, em frente ao Colégio 29 de Maio.
 
Na parte da manhã, prefeito Wladimir Garotinho participou de uma reunião com o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, e o subsecretário, Edison Pessanha. Diante da possibilidade de o nível do rio alcançar a cota de transbordamento, que é de 10,40 metros, ainda nesta terça, o prefeito alinhou o trabalho de diversas secretarias para a adoção de medidas planejadas e pensadas para minimizar possíveis consequências em áreas que possam ser afetadas pelo transbordo.

"A previsão que tínhamos ontem, de estabilidade do Paraíba, não se confirmou. O Paraíba deve alcançar a cota de transbordo ainda hoje, mas a população não precisa entrar em pânico. Quase não temos moradores em áreas de risco, em áreas ribeirinhas, e os que permanecem em locais assim já foram visitados pela Defesa Civil e estão sendo orientados. Temos preocupação com alguns pontos e estamos trabalhando incansavelmente para minimizar os possíveis impactos", disse o prefeito.

Monitoramento - A Defesa Civil está monitorando o nível do rio Paraíba do Sul a cada 15 minutos e atualizando as informações em tempo real na página do órgão no Instagram.
 

Defesa Civil veda galeria celular em Três Vendas
Devido à elevação do nível do rio Muriaé, a Defesa Civil, com o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) e da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), concluiu, no início da noite da última segunda-feira (10), o tamponamento da galeria celular à margem da BR 356 (Campos-Itaperuna), em Três Vendas. A medida foi adotada de forma preventiva, para que, caso o nível do Muriaé continue elevando, a água fique contida na área de pasto e não passe para a localidade sob a rodovia, situação que poderia provocar inundação.

A galeria foi aberta no último dia 22 para permitir a redução dos níveis da bacia de acumulação e, consequentemente, o escoamento da água de chuva que estava acumulada nas ruas de Três Vendas. Na ocasião, a drenagem iniciou imediatamente após a abertura e ação teve o resultado esperado.

Como já estava programado, a Defesa Civil monitorou a evolução da drenagem das águas pluviais e também o nível do Muriaé, indicando o momento oportuno de fazer o tamponamento. 

“Por isso o monitoramento é algo tão importante. Conseguir visualizar um cenário com antecedência nos permite trabalhar de forma preventiva, com prudência e eficácia”, ressaltou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto. 

Famílias da Ilha do Cunha e do bairro Coroa recebem assistência
A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social está desde as primeiras horas desta segunda-feira (10) acompanhando a situação das famílias atingidas pelas fortes chuvas do último final de semana e cheia do Rio Paraíba do Sul. O secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, esteve na Ilha da Cunha e conversou com os moradores e ressaltou a importância da saída do local. Não há famílias desabrigadas no município.

O secretário destaca que as famílias que residiam no local foram contempladas pelas casas do Programa Habitacional Morar Feliz, em 2012, e, depois de anos, algumas pessoas voltaram a construir no local, às margens do Rio Paraíba. Com a cheia do rio, estas pessoas foram para casa de parentes. Moradores da comunidade ribeirinha do bairro da Coroa, segundo levantamento do Departamento de Políticas Habitacionais, não aceitaram a mudança na época, onde as famílias foram orientadas pela Defesa Civil a saírem das casas.

“Estamos atendendo as famílias que precisam de ajuda e, em parceria com a Defesa Civil, prestando orientações. Por determinação do prefeito Wladimir Garotinho, o governo está pronto para qualquer situação de emergência”, disse Rodrigo Carvalho.

Fonte: Ururau/Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes