Aconteceu na manhã desta sexta-feira (30/08), a solenidade de formatura dos novos mergulhadores que irão atuar no 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM). A cerimônia que foi realizada no quartel central da cidade de Campos contou com a presença de autoridades civis, militares e convidados.
Inicialmente, 18 militares se inscreveram para o curso, sendo que 13 deles desistiram e apenas cinco conseguiram chegar ao final do treinamento que durou 5 meses. Pela primeira vez, o curso foi realizado fora da capital.
O comandante de Grupamento de Busca e Salvamento e diretor CMAut/2019 tenente- coronel Rodrigo Bastos disse durante a cerimônia que a equipe irá atuar em condições extremas de mergulho aquáticos e subaquáticos.
“Missão cumprida; Eles estão preparados para realizar buscas, salvamentos e resgates. A descentralização do curso piloto foi a partir da necessidade de atender o Estado e ter um tempo resposta maior para a população”, afirmou o tenente- coronel Rodrigo Bastos.
O comandante do 5º GBM, o também tenente-coronel Rodrigo Barcelos lembrou que no ano passado, o quartel perdeu dois mergulhadores que foram para reserva remunerada.
“Esse será um reforço que teremos para o batalhão de Campos que atende a toda a área do Norte e Noroeste Fluminense”, esclareceu o comandante do 5º GBM.
O comandante do CBA4 - Norte Noroeste, coronel Leonardo Couri, ressaltou a importância de se ter cursos operacionais como este na região.
“Com a descentralização destes cursos temos a condição de atender os militares da própria região. Proporcionando que eles permaneçam próximo de suas residências sem que tenham que se deslocar para o Rio de Janeiro, ficando de suas famílias durante todo o período de curso”, destacou o comandante.
Dos cinco militares que se formaram, três deles são campistas. O sargento Filipe Manhã que está há 11 anos na Corporação foi um dos formandos. Ele declarou que eles foram preparados para os desafios.
“Sempre achei bonito o ambiente aquático é totalmente diferente, porque quem já mergulhou uma vez sabe que é uma experiência extraordinária. O mergulho de resgate tem um desafio que é totalmente diferente, porque muitas vezes você mergulha sem ver nada, mergulha na escuridão, no tato. É um desafio de uma fase nova, por isso decidi fazer o curso. É uma nova fase, um momento novo. Os desafios foram enormes, mas fomos preparados para isso. O treinamento é pesado, mas estamos preparados para nova etapa” disse o novo mergulhador do 5º GBM, sargento Filipe Manhães.
Uma compra simples terminou em dor de cabeça para uma família de Vila Velha, na Grande Vitória, no Espírito Santo. Uma criança de 11 anos saiu para comprar dois copos...
O Detran RJ promove durante o Carnaval uma ação educativa de conscientização sobre segurança no trânsito na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A iniciativa oferece ao público um...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração do novo Centro de Emergência 24 horas para crianças e adultos do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na zona...
Trios elétricos e blocos carnavalescos movimentaram uma multidão na Avenida do Samba, em São João da Barra, no terceiro dia do Carnaval A Melhor Folia. A programação da noite deste...
A Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes reforçou o contingente de agentes para o período de Carnaval, com o objetivo de manter a ordem e garantir a segurança da...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br
