Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vídeo: Bombeiros de Campos ganha mais três novos mergulhadores

30/08/2019 às 12h39 03/09/2019 às 13h21 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A cerimônia que foi realizada no quartel central da cidade de Campos / Foto: Ururau

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (30/08), a solenidade de formatura dos novos mergulhadores que irão atuar no 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM). A cerimônia que foi realizada no quartel central da cidade de Campos contou com a presença de autoridades civis, militares e convidados.

Inicialmente, 18 militares se inscreveram para o curso, sendo que 13 deles desistiram e apenas cinco conseguiram chegar ao final do treinamento que durou 5 meses. Pela primeira vez, o curso foi realizado fora da capital.

O comandante de Grupamento de Busca e Salvamento e diretor CMAut/2019 tenente- coronel Rodrigo Bastos disse durante a cerimônia que a equipe irá atuar em condições extremas de mergulho aquáticos  e subaquáticos.

“Missão cumprida; Eles estão preparados para realizar buscas, salvamentos e resgates. A descentralização do curso piloto foi a partir da necessidade de atender o Estado e ter um tempo resposta maior para a população”, afirmou o tenente- coronel Rodrigo Bastos.

O comandante do 5º GBM, o também tenente-coronel Rodrigo Barcelos lembrou que no ano passado, o quartel perdeu dois mergulhadores que foram para reserva remunerada.

“Esse será um reforço que teremos para o batalhão de Campos que atende a toda a área do Norte e Noroeste Fluminense”, esclareceu o comandante do 5º GBM.

O comandante do CBA4 - Norte Noroeste, coronel Leonardo Couri, ressaltou a importância de se ter cursos operacionais como este na região.

“Com a descentralização destes cursos temos a condição de atender os militares da própria região. Proporcionando que eles permaneçam próximo de suas residências sem que tenham que se deslocar para o Rio de Janeiro, ficando de suas famílias durante todo o período de curso”, destacou o comandante.

Dos cinco militares que se formaram, três deles são campistas. O sargento Filipe Manhã que está há 11 anos na Corporação foi um dos formandos. Ele declarou que eles foram preparados para os desafios.

 “Sempre achei bonito o ambiente aquático é totalmente diferente, porque quem já mergulhou uma vez sabe que é uma experiência extraordinária. O mergulho de resgate tem um desafio que é totalmente diferente, porque muitas vezes você mergulha sem ver nada, mergulha na escuridão, no tato. É um desafio de uma fase nova, por isso decidi fazer o curso. É uma nova fase, um momento novo. Os desafios foram enormes, mas fomos preparados para isso. O treinamento é pesado, mas estamos preparados para nova etapa” disse o novo mergulhador do 5º GBM, sargento Filipe Manhães.

 

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes