Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vídeo: moradores registram montanha se desprendendo em SF

Flagrante foi feito nesta segunda na serra do Sapateiro

14/01/2020 às 11h26 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Site Ururau consultou especialistas do setor, e eles informaram que a dilatação acontece porque o calor enfraquece a capa da rocha que sofre ações com a água e cria ?fraturas? de alívio.   / Foto: Reprodução

Moradores que residem nas imediações da serra do Sapateiro, no distrito em São Fidélis registraram nesta segunda-feira (14/01), imagens do momento em que a parte da estrutura da montanha se desprende. O fenômeno é chamado de intemperismo, também é conhecido como meteorização. Ele consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. O Site Ururau consultou especialistas do setor, e eles informaram que a dilatação acontece porque o calor enfraquece a capa da rocha que sofre ações com a água e cria “fraturas” de alívio.  

Existem dois tipos de intemperismo:

Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.

Intemperismo físico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo químico. Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes