Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vídeoaulas para alunos da rede municipal em São João da Barra

05/06/2020 às 08h18 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ferramenta é disponibilizada para estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II / Foto: Ascom

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II já podem acessar as videoaulas oferecidas no Portal Educacional, da rede municipal de ensino de São João da Barra. A ferramenta, antes pensada como reforço pedagógico por parte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ganhou nova função neste momento em que o mundo se isola por causa do coronavírus. Apesar das aulas paralisadas, a ideia é que os estudantes se mantenham ocupados na busca pelo conhecimento.

O site tem fácil acesso e não é nada complicado. Para entrar basta acessar o endereço virtual http:// portaleducacionalsjb.com.br/app/estudo. Automaticamente, os estudantes ingressam na página, onde selecionam seu nível escolar. Com um click em entrar, já estão na página principal, onde podem acessar o conteúdo desejado: atividades, vídeos, questões ou apoio técnico pedagógico.

"O projeto maior engloba desde a creche, passando pelo Fundamental e chegando ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Mas, no caso das videoaulas, essas são específicas para o segundo segmento do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, com exceção de iniciativas de professores de outros segmentos que, também, postam seus videos", diz o orientador educacional e assistente da pasta da Educação e Cultura, Daniel Damasceno.

A base das videoaulas partiu de professores conteudistas e o trabalho final ficou por conta dos dubladores. Eles transformaram as aulas da semana em vídeos de 8 a 10 minutos com animações. "Com conteúdo lúdico e interativo próprio para os jovens", ressalta Daniel.

A secretária de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues, frisa que o conteúdo é próprio da rede municipal de São João da Barra. "Inicialmente, seria um trabalho de complementação das aulas, no entanto, neste contexto de pandemia, acabou sendo ferramenta educacional fora da escola também", completa.

Angélica reforça que o ano letivo está parado. No momento, o município trabalha a preparação de um novo calendário, porém, são muitas dúvidas, já que não existe uma data certa para o retorno das atividades em sala de aula. "Não estamos contabilizando os dias, as presenças. Esse portal pedagógico é mais um reforço escolar para o aluno não ficar em casa parado. Não temos aula on-line, são atividades com orientações e que no retorno vamos trabalhar essas atividades", explica.

As atividades são de todas as disciplinas. O portal é alimentado semanalmente, com atividades escritas da creche ao 5º ano do Fundamental I. Do 6º ao 9º ano têm atividades escritas e videoaulas em animações. Não existe orientação para a impressão de todas as atividades da plataforma, mas a necessidade de criação de um roteiro de estudos - com auxílio dos profissionais da Educação - e que as atividades sejam respondidas no próprio caderno do estudante.

A ferramenta interativa está sendo usada durante este período da pandemia, mas sua função continuará ativa após a volta das aulas presenciais, sendo mais uma ferramenta de inovação da rede municipal de Educação do município, como em casos de progressão parcial, para quem fica em dependência. A plataforma é parte do "Programa Educa-Ação!", que visa um experimento de educação integral na rede pública municipal.

Outra ferramenta - Neste período de pandemia, a rede de Educação, conhecedora de que nem todos os alunos têm acesso à plataforma on-line, distribuiu cadernos pedagógicos. "O posicionamento institucional sempre foi e continua sendo o uso de ferramentas para alcançar o maior número de estudantes com atividades que serão abordadas, reforçadas e planejadas presencialmente em sala de aula após o retorno", conclui a secretária de Educação, Angélica Rodrigues.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes