Sexta-feira, 04 de julho de 2025

Casal gay de pinguins choca ovo e faz filhote raro nascer

03/07/2025 às 22h56 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A marca de dez filhotes de pinguins-de-humboldt nascidos em uma única temporada é um sucesso na conservação da espécie, ameaçada de extinção; veja mais / Foto: Divulgação

Um casal de pinguins do mesmo sexo chocou o ovo de um filhote raro no Zoológico de Chester, na Inglaterra. Scampi e Flounder – nomes que fazem referência a pratos de frutos do mar – são dois machos da espécie pinguins-de-humboldt (Spheniscus humboldti) que assumiram a criação de um dos dois filhotes que foram rejeitados por outro casal de pinguins.

O filhote chocado e criado pelos machos faz parte de um evento raro de nascimento de dez pinguins-de-humboldt no zoológico. Oito deles foram nomeados a partir de constelações e corpos celestes como Altair, Alcyone, Orion, Ursa, Dorado, Cassiopeia, Quasar e Xena. Os outros dois restantes terão seus nomes decididos via votação nas redes sociais.

Cuidados parentais

Pinguins são conhecidos por trabalharem em equipe no cuidado de ovos e filhotes, inclusive quando esses são de outros casais. Os ovos do zoológico inglês foram divididos entre dois ninhos para dar a ambos os filhotes a chance de um desenvolvimento saudável. Apesar de pais e mães pinguins se revezarem sozinhos na atenção à prole, Scampi e Flounder assumiram juntos a tarefa de cuidado parental.

Entre as responsabilidades dos pais, está a alimentação do filhote, complementada por peixes fornecidos pelos tratadores. Os pinguins adultos engolem esses peixes e os transformam em uma pasta rica em nutrientes antes de regurgitá-la para alimentar os pequenos.

O nascimento de tantos filhotes em uma única temporada marca uma ocorrência rara e um ano excepcional para os pinguins do local, segundo Zoe Sweetman, coordenadora da equipe de pinguins do Zoológico de Chester.

Os filhotes estão sendo bem cuidados por seus pais, sendo que quase quadruplicaram de tamanho desde começaram a nascer, entre os dias 16 e 28 de abril. Agora, eles estão a poucos dias de suas primeiras aulas de natação.

“É uma notícia fantástica para a espécie e um enorme sucesso para o programa internacional de reprodução e conservação”, diz Sweetman.

Os pinguins-de-humboldt são nativos da América do Sul, recebendo esse nome por terem o costume de nadar ao longo da corrente oceânica de Humboldt, que percorre a costa oeste do continente, desde a Antártida até o Peru. São animais extremamente sociais e vivem em grandes colônias, porém são considerados os mais ameaçados de extinção entre as 17 espécies de pinguins no mundo.

Informações do Zoológico de Chester destacam que o número dos pinguins-de-humboldt diminuiu em cerca de 85% nos últimos 40 anos.

Classificados como vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), essas aves sofrem ameaças por perturbações em suas cadeias alimentares associadas à pesca predatória e ao aumento da temperatura dos oceanos.

Fonte: revistagalileu

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes