Dois homens foram açoitados publicamente nesta terça-feira (26/8) na província conservadora de Aceh (Indonésia), após serem condenados por paticar sexo gay. A sentença foi aplicada por um tribunal islâmico que opera sob o sistema jurídico e moral do Islã que proíbe relações homoafetivas, a Sharia.
O casal fazia parte de um grupo de 10 pessoas punidas no mesmo dia, num parque na capital da província, Banda Aceh, por diferentes delitos considerados violações da lei local.
O Tribunal da Sharia condenou os dois homens a 80 chicotadas cada. A sentença foi posteriormente reduzida para 76 chicotadas, levando em conta o tempo já cumprido em detenção.
Embora relações homoafetivas não sejam crime em outras partes da Indonésia, Aceh aplica rigorosamente a Sharia desde que obteve autonomia especial em 2001, como parte de um acordo para conter uma rebelião separatista.
O casal foi preso há cerca de três meses, no andar superior de um prédio público. Segundo a chefe da Divisão de Aplicação da Sharia em Banda Aceh, identificada como Roslina, populares denunciaram atividades suspeitas no local, de acordo com a agência France Presse.
"Imediatamente enviamos nossa equipe e, de fato, os encontramos logo após praticarem 'liwath'", disse, usando o termo islâmico para atos sexuais considerados "contra a natureza".
A pena foi executada individualmente, e os homens foram atingidos por golpes com um bastão de vime, enquanto algumas pessoas assistiam à sessão pública. Numa das imagens registradas, é possível ver uma mulher rindo enquanto observa a cena. Outros, entrentanto, lamentaram a situação.
"É apavorante, senhor, realmente apavorante. Essa punição com açoitamento é horrível, tudo por causa de atos como esse. Não seria melhor ter um relacionamento legítimo?", questionou Mawardi, morador de Aceh Besar que presenciou a punição.
Casos semelhantes já ocorreram em outras ocasiões. Em fevereiro, dois homens de 24 e 18 anos também foram açoitados em público por homossexualidade. Segundo o jornal britânico "Daily Mail", esta foi a quarta vez que homens foram punidos fisicamente por esse motivo na região.
Após o último golpe, um dos condenados não conseguiu se mover e precisou ser carregado pelos agentes de aplicação da lei.
Além da homossexualidade, a Sharia em Aceh também prevê punições corporais para atos como adultério, uso de roupas consideradas indecentes por mulheres, consumo de álcool e ausência às orações de sexta-feira.
A empresa Ocyan, uma das principais empresas de serviços no setor de petróleo e gás, está com as inscrições abertas para o novo programa de estágio da companhia. A empresa lança...
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) identificou a venda de cafés falsificados em Irajá, na cidade do Rio, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e em Campos...
Temperatura axilar de 37,5°C já é considerada febre, segundo a atualização mais recente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), e merece atenção principalmente com bebês e crianças pequenas. A nova...
Com objetivo de monitorar o Índice de Infestação Predial (IIP) para Aedes aegypti e Aedes albopictus, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai realizar o 3º Levantamento de Índice...
Será realizado neste sábado, 30/08/25, a partir das 8h, no campus da UENF, um Aulão de Yoga aberto ao público, em comemoração aos 32 anos da Universidade. O evento é...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br