Nas últimas semanas, vídeos de garrafas de vidro e PET rolando escada abaixo têm viralizado nas redes sociais, especialmente no TikTok, com milhões de visualizações.
A tendência ("trend", em inglês) tem despertado vários sentimentos na internet. Há quem diga que é algo muito satisfatório e relaxante, mas também tem que ache completamente sem noção pelo desperdício de bebidas e alimentos.
O Site g1 conversou com a dona do TikTok "@rachapotes", que produz esse tipo de conteúdo e que conta com mais de 2,5 milhões de seguidores. O TikTok também foi procurado para comentar os riscos da "brincadeira", mas o g1 não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
O que explica o sucesso da trend
Nos Estados Unidos, os vídeos começaram a viralizar no final de junho e os brasileiros logo entraram na onda. Agora, já são vários perfis, tanto no TikTok como no Instagram, que se dedicam a jogar nas escadas garrafas de cerveja, vinho, whisky e até de molho de tomate, azeitona, entre outros.
Para a dona do "@rachapotes", que não quis se identificar na matéria para manter a privacidade da família, esses conteúdos geram uma sensação de ASMR, que do inglês significa Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano.
"Pode parecer estranho, mas muitas pessoas se sentem relaxadas e satisfeitas ao ouvirem esses sons. É como se a tensão fosse liberada em cada estilhaço. Alguns até dizem que é terapêutico.", diz a criadora de conteúdo.
Ela afirma que criou o perfil no TikTok após notar que a tendência estava ganhando força, no final de junho. Os vídeos são feitos na casa dela e, às vezes, aproveita a residência da sogra para "trazer variedades e novos cenários aos conteúdos".
"A limpeza e separação dos materiais ficam a cargo do meu marido, que demonstra muita paciência e comprometimento nessa tarefa, cena após a cena", diz.
Questionada sobre o desperdício, a tiktoker explica que ela mesma compra os recipientes utilizados no vídeo e que adquire "garrafas reutilizáveis e até mesmo alimentos vencidos".
Mas ela e outros criadores têm buscado por alternativas. Alguns retiram a bebida e incluem outros itens dentro das garrafas e potes, como bolinhas de gude, pedra e tinta.
Sobre os riscos da "brincadeira", a mulher diz "tomar cuidados especiais, usando óculos de proteção, luvas e sapatos antiderrapantes durante as gravações".
A dona do perfil afirmou que não tem patrocínio com essas produções, mas também não deixou claro se pretende ganhar dinheiro com elas.
Profissionais do Programa Melhor em Casa e da Estratégia Saúde da Família (ESF), vinculados à Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (APS), lotaram o auditório do Centro Administrativo José Alves...
Estão abertas as inscrições para os trabalhadores da cultura interessados em participar do 13º Festival de Petiscos 2025, que será realizado no Farol de São Tomé nos dois primeiros finais...
A manhã desta terça-feira (19) foi marcada por um protesto inusitado e polêmico em Campos dos Goytacazes. Carroceiros interromperam o trânsito na BR-101 e em outras vias importantes do município,...
Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) mostra que a cobertura vacinal referente à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza continua baixa e preocupante em todo o estado...
Um menino de dois anos morreu afogado em uma piscina, durante um churrasco da família e amigos na tarde deste domingo (17), em Irupi, no Sul do Espírito Santo. A mãe contou...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br