Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Jiboia de dois metros é resgatada dentro de máquina de lavar

07/05/2025 às 00h16 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Em menos de uma semana, três animais silvestres foram resgatados na cidade; veja imagens / Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Uma jiboia, com cerca de dois metros, foi resgatada dentro de uma máquina de lavar, nesta segunda-feira (5), no Engenho do Mato, na Região Oceânica de Niterói, e reintegrada à natureza. Esse é o terceiro resgate de animais silvestres realizado em menos de uma semana por agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal da cidade. Antes da cobra, uma capivara foi encontrada dentro de uma piscina em Itaipu e um tamanduá em uma via pública no Cafubá.

A Guarda Municipal informou que foi acionada para resgatar a jiboia através do o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Segundo os agentes, o morador levou um grande susto ao chegar na área de serviço de encontrar a cobra enrolada na máquina, que ainda tinha roupas.

"A Guarda Municipal segue um procedimento específico para cada tipo de ocorrência.

A Guarda Ambiental orienta a população a não interagir com animais silvestres, para evitar ferimentos ou estresse, lembrando que o animal pode atacar quem se aproximar. Em casos de avistamento, a recomendação é entrar imediatamente em contato com os agentes para o resgate.

Ainda segundo a Guarda, entre as espécies mais resgatadas estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás. Após a captura, os animais passam por uma avaliação veterinária e, caso estejam bem, são devolvidos ao seu habitat natural nas unidades de conservação. Se apresentarem ferimentos ou estiverem debilitados, são encaminhados para instituições parceiras, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) ou o Instituto Vital Brazil, caso se trate de uma cobra venenosa.

Após serem acionados, os agentes capturam o animal, que, em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe. Neste caso, o animal apresentava boas condições físicas e, ao ser reintegrado, se adaptou facilmente ao seu habitat, no Parque Estadual da Serra da Tiririca", explica a nota da Guarda, destacando que os agentes da coordenadoria são especialistas e treinados para esse tipo de resgate.

Fonte: Extra

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes