Sábado, 02 de agosto de 2025

'Lua de Sangue': Eclipse total da Lua acontece nesta sexta-feira; saiba como acompanhar

10/03/2025 às 20h47 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Fenômeno deve ser visto em toda a América do Norte, Central e do Sul. Ao longo da noite, a Lua sumirá com a sombra da Terra passando na sua frente. / Foto: Pixabay

Na madrugada da próxima sexta-feira (14) espectadores do Brasil inteiro poderão acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025.

Isso quer dizer que o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra (entenda mais abaixo).

O fenômeno também deve ser visto em toda a América do Norte, Central e do Sul. Ao longo da noite, a Lua sumirá com a sombra da Terra passando na frente.

O evento atingirá sua totalidade às 3h58 da manhã (horário de Brasília), quando a sombra da Terra cobrirá completamente a Lua, que ficará avermelhada devido à ausência de luz solar direta.

Por isso, o evento também é conhecido como "Lua de Sangue".

"É o mesmo fenômeno que torna o pôr do Sol vermelho. É como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua", diz Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado.

Entenda o que é um eclipse lunar

Durante um eclipse lunar, é a sombra da Terra que obscurece a Lua. E essa sombra tem dois tipos: a umbra e a penumbra (veja a imagem mais abaixo).

A umbra é a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol. Já a penumbra é a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol.

Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral e quando ela vai entrando na umbra temos o parcial. Já o total acontece quando ela está totalmente mergulhada na umbra.

Por isso, na sexta-feira (14), espectadores do Brasil e do mundo terão a chance de ver o último fenômeno: o total.

De acordo com plataformas especializadas, o eclipse parcial deverá ter início às 2h09 (no horário de Brasília), quando o disco da Lua começará a escurecer. Às 03h26 começará então eclipse total e a coloração da Lua ficará cada vez mais vermelha.

O máximo do eclipse total será às 3h58. Nesse momento, a Lua ficará imersa na umbra (região em que não há iluminação direta do sol) até 4h31 quando começará a sair para a penumbra (ponto de transição da sombra para a luz) e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral.

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh. A agência diz ainda que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.

"É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua", explica a Nasa.

Como observar o eclipse?

Nenhum equipamento especial é necessário para observar o eclipse. A Lua de Sangue será visível ao olho nu.

Contudo, o uso de binóculos ou de um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha, explica ainda a Nasa.

"Um ambiente escuro longe de luzes brilhantes contribui para as melhores condições de visualização".

No mapa abaixo feito pelo agência espacial norte-americana também é possível ver onde o eclipse lunar será visível. As linhas no mapa indicam os limites da visibilidade nos diferentes momentos do eclipse.

O centro da imagem marca a região onde a Lua estará no meio do eclipse.

Fonte: G1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes