O nascimento dos quíntuplos capixabas movimentou o Brasil no dia 4 de junho de 2019. Mais de 30 profissionais acompanharam a chegada dos pequenos Jayme, Bella, Benício, Laís e Beatriz. Esse dia marcou um novo capítulo na história da influenciadora digital Mariana Mazzelli, de 41 anos.
De repente — depois de quatro anos tentando engravidar —, ela se viu cercada por cinco recém-nascidos e iniciou uma jornada cheia de desafios: se tornou mãe de três crianças atípicas e enfrentou a dor do luto após a morte do marido, Jayme Reisen, diagnosticado com câncer.
Cinco anos após o nascimento dos filhos, Mariana vive sua rotina cercada pelo amor da sua família e de seu novo companheiro, em Guarapari (ES). Em suas redes sociais (@quintuploscapixabas), com mais de um milhão de seguidores, a produtora de conteúdo compartilha seu dia a dia com as crianças, destacando, inclusive, os malabarismos que faz para tentar cuidar dos filhos sem abdicar do seu autocuidado.
Questionada sobre um dos momentos mais caóticos da sua vida, Mariana não hesitou em citar o período conturbado que passou com os bebês internados na UTI. “Quase perdi meus filhos várias vezes. Eles tiveram intercorrências seríssimas”, disse ela em entrevista à CRESCER. Os quíntuplos nasceram com apenas 27 semanas — considerados prematuros extremos.
A prematuridade impactou significativamente a saúde dos pequenos. Beatriz precisou passar por uma cirurgia de vista em seus primeiros dias de vida para evitar o descolamento da retina. Ainda assim, desenvolveu um quadro de estrabismo — desequilíbrio na função dos músculos oculares — assim como os irmãos Laís, Jayme e Benício cinco anos depois.
Já Benício enfrentou sérios problemas gastrointestinais e chegou a ser submetido a uma cirurgia para retirar parte do intestino, necessitando de uma bolsa de colostomia. Seus irmãos Jayme e Bella também realizaram um procedimento cirúrgico para tratar problemas intestinais. “A prematuridade não é brincadeira. Trouxe sequelas que iremos carregar ao longo da vida”, lamentou Mariana.
Mariana passou longos quatro meses se dividindo em cuidar de dois filhos em casa e três na UTI. Apesar das dificuldades, isso permitiu que a família tivesse mais tempo para organizar a rotina em casa. “Além das mamadas, eles tomavam vitaminas e medicações. Tive que contratar uma enfermeira para ficar comigo à noite. Hoje, me pergunto como sobrevivi”.
Maternidade atípica
Conforme os bebês foram crescendo, a capixaba notou algumas diferenças em seu desenvolvimento. Enquanto os irmãos já se sentavam e rolavam, Bella e a Beatriz ainda tinham muita dificuldade para alcançar esses tipos de marcos. Durante a gravação do reality show Quintuplicou — que estreou no Discovery Home & Health, em 2023 —, as meninas foram diagnosticadas com paralisia cerebral. Tal condição exigiu a indicação de alguns procedimentos cirúrgicos para as pequenas: Bella já fez uma cirurgia do quadril e outra do tendão, enquanto a irmã ainda irá passar por uma rizotomia (recomendada para aliviar a dor crônica na coluna) em junho.
Bella também faz outras terapias para lidar com os sintomas do autismo. Já Benício foi diagnosticado com Síndrome de Down com dois meses de vida. “Ele era tão pequeno que não conseguimos detectar no início. Nos exames de pré-natal, não deu nenhuma alteração. Quando descobrimos, foi uma espécie de alívio. Já tínhamos passado por tantas intercorrências que ficamos aliviados por não ser nenhuma doença grave”, a influenciadora ressaltou. “Eu me sinto remando em uma imensidão sem fim. Não é fácil, são três crianças totalmente dependentes de mim”, complementou.
Aos cinco anos, os quíntuplos já frequentam a escola na rede privada. Atualmente, estudam todas na mesma sala. “A turma tem 10 alunos, então eles são metade da turma”, a mãe brincou. O ano que vem, provavelmente, os pequenos não irão estudar juntos mais, devido aos seus diferentes níveis de desenvolvimento. “Já estou sofrendo com isso”, a influenciadora revelou.
Quanto à personalidade dos filhos, Mariana já nota certos comportamentos distintos. Benício é descrito como um garotinho amoroso, mas também um pouco teimoso. Já a irmã Laís é bem vaidosa e espoleta. Sempre em busca de atenção, Beatriz é uma menininha mandona, diferentemente da irmã Bella, que não gosta nem um pouco de confusão. Por fim, Jayme é o irmão protetor que ajuda a mãe com as tarefas diárias de casa.
A influenciadora não esconde a culpa que sente por não conseguir dar atenção a todos os filhos. “Dividir a atenção entre eles é um desafio, porque chega em uma fase em que eles são ciumentos e competitivos. Sempre acho que poderia fazer mais”, desabafou. Ser mãe de cinco também a coloca em posição de dependência muito grande. “Até quando desço para a praia, preciso de ajuda”.
Em meio a esse dia a dia agitado, é ainda mais difícil encontrar um momento para cuidar de si. Para isso, a capixaba busca ter uma rotina bem regrada com horários bem definidos. Após colocar as crianças na cama, às 19 horas, ela, enfim, tem um momento de descanso, pode ir à academia, produzir seus conteúdos e até namorar.
O luto
Em abril de 2022, a família recebeu notícia devastadora de que Jayme tinha linfoma não-Hodgkin em grau avançado. Uma dor no estômago alertou sobre o problema e, desde então, o pai passou por uma série de procedimentos para tratar a doença, incluindo uma terapia CAR-T Cell. Diante do seu caso, ele precisou deixar sua cidade no Espírito Santo e ir para São Paulo para realizar o tratamento.
Infelizmente, o quadro de Jayme piorou e ele faleceu em abril de 2023 após uma inflamação no fígado e nos rins — quando os quíntuplos tinham três anos e meio. “O luto foi muito difícil. Eu acreditava muito que ele iria se curar. Em hora nenhuma, passou pela minha cabeça que ele iria morrer. Tínhamos preparado uma faixa para buscá-lo no aeroporto. Quando ele faleceu, meu mundo caiu.”
Ainda vivenciando o luto, Mariana precisou enfrentar o difícil momento de contar aos filhos que o pai tinha partido. “Foi a coisa mais difícil que fiz na vida. Eu falava de uma forma lúdica, mas eles não entendiam”. Embora tenha passado por períodos bem desafiadores, a influenciadora busca se lembrar dos momentos bons que passou ao lado do marido e pretende revisitar essas memórias com os pequenos sempre que possível. “Farei questão de mostrar o pai maravilhoso que ele era”, finalizou.
O nascimento dos quíntuplos capixabas movimentou o Brasil no dia 4 de junho de 2019. Mais de 30 profissionais acompanharam a chegada dos pequenos Jayme, Bella, Benício, Laís e Beatriz. Esse dia...
Um detento, em uma cadeira de rodas, aplicou um golpe de 'mata-leão' em um policial penal e fez dois agentes reféns com uma arma durante tentativa de fuga no Complexo...
Representantes do setor supermercadista defenderam nesta segunda-feira (12) o contrato de trabalho por hora como solução para a dificuldade de admissão de funcionários. O tema foi abordado durante a abertura...
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (12) o pedido para suspender o processo que pode condenar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) pela invasão...
O Governo do Estado está divulgando, esta semana, 1.664 oportunidades de emprego formal, estágio e jovem aprendiz no Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda e...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br