Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Menos álcool, mais energia: como a Geração Z está transformando o mercado de bebidas

55% dos brasileiros da Geração Z não consomem bebidas alcoólicas; Entre os que ainda consomem, 43% disseram querer reduzir essa ingestão

25/04/2025 às 15h58 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
55% dos brasileiros da Geração Z não consomem bebidas alcoólicas; Entre os que ainda consomem, 43% disseram querer reduzir essa ingestão

 A Geração Z, composta por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010, está redefinindo os hábitos de consumo de bebidas. Diferente das gerações anteriores, o grupo vem adotando um estilo de vida mais equilibrado, motivado por preocupações com a saúde, bem-estar e autocontrole.? Entre as mudanças está a redução, ou até a eliminação, do álcool.

Segundo levantamento da consultoria MindMiners, 55% dos brasileiros da Geração Z não consomem bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho. Entre os que ainda consomem, 43% disseram querer reduzir essa ingestão. A tendência tem até nome: sober curious — algo como “curioso pela sobriedade”. No lugar das longas noites na balada, entram exercícios físicos, caminhadas no parque e rotinas mais saudáveis.

De olho nesse novo comportamento, marcas do setor de alimentação e bebidas vêm adaptando seus cardápios para atender aos desejos de um público que quer sabor e energia, mas sem excessos. Uma rede de cafés especiais presente em todas as capitais brasileiras, apostou na tendência com o lançamento de uma linha de bebidas geladas feitas com café verde e frutas.

“A gente percebeu que parte do nosso público buscava opções diferentes, com sabores mais leves e refrescantes. A nova linha nasceu dessa escuta. Uma alternativa que entrega energia, mas com leveza e identidade própria, conectando-se ao estilo de vida de quem busca mais equilíbrio”, explica Elói Ferreira, sócio fundador e desenvolvedor de produtos.

Esse movimento comportamental já se reflete nos números. O consumo de bebidas zero álcool no Brasil cresceu de 133 milhões de litros em 2018 para 752 milhões em 2024, com projeções de alcançar 1,18 bilhão de litros até 2026, segundo dados da Euromonitor International. “Mais do que uma fase, o sober curious tende a se consolidar como o novo normal entre as próximas gerações. As marcas que souberem acompanhar esse caminho têm tudo para sair na frente”, complementa Elói.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes