A Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou nesta terça-feira (11) que irá adiantar em alguns dias o retorno dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão "presos" na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) desde julho de 2024.
Para isso, a agência espacial afirmou que irá substituir a cápsula planejada para o retorno da dupla por uma destinada a um voo rotineiro e mais cedo à ISS.
Assim, em vez de abril ou final de março, a missão agora deve ser concluída em meados do próximo mês.
“Exploração espacial é algo cheio de surpresas”, afirmou Steve Stich, responsável pelo programa de tripulação comercial da Nasa, em um comunicado.
Assim, o lançamento, que estava previsto para 25 de março, foi antecipado para 12 de março, embora a data de retorno dos astronautas "presos" ainda dependa de ajustes.
Histórico do problema
Butch Wilmore e Suni Williams decolaram no início de junho de 2024 a bordo da Starliner e, desde então, estão na ISS.
A cápsula deveria trazê-los de volta à Terra oito dias depois, mas problemas detectados em seu sistema de propulsão levaram a Nasa a questionar sua confiabilidade.
A principal preocupação era que a Starliner não conseguisse alcançar o impulso necessário para sair da órbita e iniciar sua descida à Terra.
Com isso, uma missão regular da SpaceX, chamada Crew-9, decolaria no final de setembro, mas com apenas dois astronautas a bordo, em vez de quatro.
Ela permaneceria acoplada à ISS até o seu retorno planejado à Terra em fevereiro. Portanto, traria de volta os dois astronautas que viajaram Boeing, além dos dois tripulantes da Crew-9.
Contudo, em setembro, a Nasa optou pelo retorno da Starliner sem tripulação para a Terra.
Assim, a decisão da volta pela SpaceX foi tomada pela Nasa e discutida com a Boeing.
A escolha da Nasa pela SpaceX para trazer os astronautas de volta é uma das mais importantes nos últimos anos.
Há dez anos, a Nasa encomendou uma nova cápsula à Boeing e outra à SpaceX para transportar seus astronautas até à ISS. Com dois veículos disponíveis, haveria uma solução viável em caso de problemas em um deles, mas a empresa do magnata Elon Musk prevaleceu sobre a Boeing.
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 4 de junho a retomada do julgamento sobre a responsabilização das redes sociais pelos conteúdos ilegais postados pelos usuários. O julgamento foi interrompido...
Quem está em dívida com a Justiça Eleitoral e perdeu o prazo de regularização encerrado na segunda-feira, 19 de maio, terá seu título cancelado. Mas desde já o eleitor pode buscar...
O Flamengo testou os nervos de seus torcedores no Maracanã, flertou com a tragédia, mas conseguiu vencer o Deportivo Táchira, por 1 a 0, para garantir a classificação nas oitavas...
Viralizou nos últimos dias um vídeo de Gracyanne Barbosa, do "BBB 25", aceitando Jesus durante um culto numa igreja evangélica no Recreio dos bandeirantes, Zona Oeste do Rio. Com toda a repercussão...
Renata Frisson, conhecida como Mulher Melão, apareceu de biquíni e chegou a deixar um dos seios à mostra enquanto dançava numa gravação no Ramal Japeri do trem da Supervia, nesta...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br