Quinta-feira, 29 de maio de 2025

Nasa acelera retorno de astronautas 'presos' no espaço

11/02/2025 às 22h49 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Plano inicial era que os astronautas ficassem fora por apenas uma semana. Butch Wilmore e Suni Williams agora devem voltar à Terra em meados de março, encerrando a missão de oito meses. / Foto: Nasa

A Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou nesta terça-feira (11) que irá adiantar em alguns dias o retorno dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão "presos" na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) desde julho de 2024.

Para isso, a agência espacial afirmou que irá substituir a cápsula planejada para o retorno da dupla por uma destinada a um voo rotineiro e mais cedo à ISS.

Assim, em vez de abril ou final de março, a missão agora deve ser concluída em meados do próximo mês.

“Exploração espacial é algo cheio de surpresas”, afirmou Steve Stich, responsável pelo programa de tripulação comercial da Nasa, em um comunicado.

Assim, o lançamento, que estava previsto para 25 de março, foi antecipado para 12 de março, embora a data de retorno dos astronautas "presos" ainda dependa de ajustes.

Histórico do problema

Butch Wilmore e Suni Williams decolaram no início de junho de 2024 a bordo da Starliner e, desde então, estão na ISS.

A cápsula deveria trazê-los de volta à Terra oito dias depois, mas problemas detectados em seu sistema de propulsão levaram a Nasa a questionar sua confiabilidade.

A principal preocupação era que a Starliner não conseguisse alcançar o impulso necessário para sair da órbita e iniciar sua descida à Terra.

Com isso, uma missão regular da SpaceX, chamada Crew-9, decolaria no final de setembro, mas com apenas dois astronautas a bordo, em vez de quatro.

Ela permaneceria acoplada à ISS até o seu retorno planejado à Terra em fevereiro. Portanto, traria de volta os dois astronautas que viajaram Boeing, além dos dois tripulantes da Crew-9.

Contudo, em setembro, a Nasa optou pelo retorno da Starliner sem tripulação para a Terra.

Assim, a decisão da volta pela SpaceX foi tomada pela Nasa e discutida com a Boeing.

A escolha da Nasa pela SpaceX para trazer os astronautas de volta é uma das mais importantes nos últimos anos.

Há dez anos, a Nasa encomendou uma nova cápsula à Boeing e outra à SpaceX para transportar seus astronautas até à ISS. Com dois veículos disponíveis, haveria uma solução viável em caso de problemas em um deles, mas a empresa do magnata Elon Musk prevaleceu sobre a Boeing.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes