Sexta-feira, 09 de maio de 2025

'Taxad': entenda as críticas sobre o ministro da Fazenda que chegaram à Times Square

Memes inundaram redes sociais nas últimas semanas, em após a votação da reforma tributária e da chamada 'taxa das blusinhas'. Governo aponta, porém, que a carga tributária caiu em 2023.

17/07/2024 às 16h43 17/07/2024 às 16h43 Raysa Terra

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Memes inundaram redes sociais nas últimas semanas, em após a votação da reforma tributária e da chamada 'taxa das blusinhas'. Governo aponta, porém, que a carga tributária caiu em 2023. / Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, virou o principal alvo de opositores do governo federal na última semana, que encontraram um apelido que caçoa da agenda de aumento de arrecadação da equipe econômica. O sobrenome Haddad foi transformado em "Taxad".

A crítica vem das tentativas do ministro de cumprir a meta fiscal por meio de impostos, em vez de focar na revisão e corte de gastos públicos. (veja os memes no fim da reportagem)

O apelido ganhou força após os desdobramentos na votação da reforma tributária, que pode aumentar a carga tributária de alguns produtos e serviços, e da chamada "taxa das blusinhas", que tributa encomendas de até US$ 50 em sites internacionais.

Nesta quarta-feira (17), o vice-presidente Geraldo Alckmin comentou a sanção da taxa das blusinhas e — indiretamente — defendeu o colega de Esplanada dos Ministérios. "Se pegarmos a carga tributária de 2022 para 2023, ela não aumentou, pode até dar uma conferida, acho até que caiu", disse Alckmin.

"A questão dos US$ 50 é que precisamos preservar o emprego. Quando você soma todos os tributos da indústria, dá quase 80%. Então, o que se está buscando é ter uma lealdade concorrencial."

Segundo números do Tesouro Nacional, a carga tributária somou 32,44% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. Isso representa uma queda de 0,64 ponto percentual do PIB em relação ao valor registrado em 2022 (de 33,07% do PIB).

Independentemente das defesas, uma enxurrada de memes associados a Haddad tomaram conta das redes sociais.

O termo "Taxad" ficou entre os assuntos mais comentados do X na última terça-feira e um dos memes chegou a ser reproduzido em um dos telões da Times Square, em Nova YorkVeja abaixo:

Fonte: g1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes