Domingo, 21 de julho de 2024

Tutorial: Ar-condicionado caseiro funciona? Cientista dá dicas de como montar

Vídeos de gambiarras começaram a circular nas redes sociais enquanto o Brasil era atingido por uma onda de calor

08/12/2023 às 16h46 08/12/2023 às 16h48

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Vídeos de ar-condicionados caseiros viralizam nas redes sociais / Foto: Reprodução/Redes sociais

As ondas de calor que atingiram o Brasil nos últimos meses fizeram com que o brasileiro usasse toda a sua criatividade para se refrescar. Vídeos com diversas maneiras de criar o próprio ar-condicionado circulam pelas redes sociais.

Entre as possibilidades apontadas nos vídeos estão o uso de garrafas PET, mangueiras, caixa de isopor e um ventilador para a criação de um modelo caseiro e ainda a opção que utiliza um pano, água, gelo e um ventilador.

Em entrevista à CNN, o físico Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP)tirou algumas dúvidas sobre as invenções. Veja abaixo.

Como fazer um ar-condicionado caseiro?

Envolvendo um pano, água, gelo e um ventilador, Furukawa explica:

“O ar é soprado diretamente em uma grande superfície de contato e as trocas de calor são muito eficientes. O único inconveniente é que, após alguns minutos, o pano volta a ficar na temperatura ambiente e deverá ser umedecido novamente em um balde de água com gelo”.

Furukawa alertou para tomar cuidado com o pano, para que ele não entre no ventilador e se enrole nas hélices.

Confira aqui o tutorial para montar o ar condicionado caseiro

Fonte: CNN

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes