Sábado, 20 de setembro de 2025

Vídeo do Restinga Aí reacende debate sobre casuarinas no litoral de Campos

Manejo ou corte total?

19/09/2025 às 08h55 19/09/2025 às 10h03 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Casuarina divide opiniões / Foto: Vecteezy

Um vídeo publicado no Instagram do projeto Restinga Aí (@restingai.oficial) e disponível também no site restingai.com.br reacendeu a polêmica sobre a presença da casuarina no ecossistema do litoral norte-fluminense, especialmente no Farol de São Thomé, Xexé e Grussaí, em Campos.

Na publicação, especialistas e ambientalistas explicam que a espécie, trazida para arborização e utilizada como cerca-viva, libera compostos que dificultam o crescimento da vegetação nativa e ainda altera o solo. Outro ponto destacado é o acúmulo de serrapilheira, que cria barreiras naturais, favorecendo o desaparecimento de espécies e mudando o equilíbrio da restinga.

Apesar dos impactos, o vídeo também mostra que plantas nativas como aroeira, erva-baleeira, batateira-da-praia e cardeiro-branco conseguem resistir e crescer ao redor da casuarina, indicando que o manejo pode ser uma alternativa ao corte total.

“O manejo controlado, e não o corte indiscriminado, pode ser a chave para restaurar a biodiversidade e proteger esse ecossistema frágil”, aponta o material publicado.

A polêmica ganhou ainda mais repercussão depois que o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, usou as redes sociais recentemente para rebater ambientalistas contrários à retirada das casuarinas na praia do Farol de São Thomé, defendendo que qualquer ação precisa ser feita com cautela.

O vídeo do Restinga Aí termina com uma provocação ao público: “Devemos eliminar todas as casuarinas ou buscar formas de manejo que preservem a restinga?”

As imagens, registradas por Ramon Rangel (@_ramonrangel) e Drica Sol (@dricasolfalcao), reforçam a importância da divulgação científica aliada à arte visual na defesa da biodiversidade.

Com a publicação, o Restinga Aí segue fortalecendo o debate sobre conservação ambiental e mostrando como a educação ambiental pode engajar moradores e visitantes na proteção das restingas do Norte Fluminense.

 

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes