Quarta-feira, 24 de abril de 2024

5 milhas de networking

16/10/2020 às 09h16 16/10/2020 às 09h18

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Hoje, na vida profissional, o networking é fundamental. Pensando nisso, elaboramos 5 questionamentos que vão te ajudar muito a aprimorar sua rede de contatos. / Foto: Reprodução

A conta bancária Networking S/A.

Em uma definição muito simples, nós, do Recalculando Rota, entendemos que o bom networking é feito de dar e receber, como uma conta de banco. Porém, para que ele funcione bem é necessário que sejam feitos pelo menos 4 depósitos para cada saque. Nessa hora, você deve estar se questionando: “poxa estou em desvantagem na conta”. Estamos aqui para lhe dizer seguramente que não, não está. Quanto vale a disposição daquele amigo seu em te ajudar que pode resolver um problemão? Como imaginei, você não tem idéia do valor. Logo, para a conta fechar, tenha em mente que para cada 1 pedido, tenha atendido pelo menos 4. Esse comportamento vai gerar muita reciprocidade em sua rede. Agora, pensa comigo: o que a reciprocidade da sua família, amigos e colegas de trabalho podem fazem por seus resultados?

Como você reage na presença de pessoas que você não conhece?

Antes de começar, preciso deixar claro que para fazer networking é pré-requisito gostar de gente. Dito isso, aqui vão algumas ações simples, porém muito eficazes:

1- Ao ver alguém diferente, dê um sonoro “Bom dia, Boa tarde ou Boa noite”!. Coloque energia e sorriso na voz, seguido de um aperto de mão firme e o bom olho no olho. Se você está ouvindo esse Podcast em 2020, use uma saudação com distanciamento social, mas lembre-se que terá que compensar em sua expressão facial e tom de voz.

2- Agora se apresente. “Meu nome é Fulano, qual é o seu?”. Atenção total aqui: o nome da pessoa é uma das coisas que ela mais gosta de ouvir, se for um nome grande ou tiver dúvida, pergunte como ela gostaria de ser chamada, para não esquecer. Fica a dica de fazer uma associação. Lembre-se: chamar a pessoa pelo nome é uma forma muito poderosa de mostrar que ela é importante e criar conexão.

3- Mais um passo importante: se a pessoa for falante, preste atenção nos assuntos e capte o que ela gosta de falar relacionado à ela. O assunto mais interessante para qualquer pessoa é ela mesma.

4- Para fechar, troque o contato com a pessoa, isso vai garantir que consiga entrar em contato quando for necessário.

O desconhecido de hoje, pode ser o contato que fará a diferença amanhã!

3- Seja interessante e não interesseiro!

Uma das analogias do mundo das vendas que mais gosto é que você não deve caçar borboletas e sim cultivar um belo jardim. Para ter network de qualidade, você deve sim se aperfeiçoar diariamente. As pessoas não têm interesse em fazer parte da rede de alguém que deseja apenas se aproveitar delas.

O network saudável é uma relação ganha-ganha, logo tenha em mente que quanto melhor você for, seja na comunicação, em sua saúde, afinal como pessoa, mais as pessoas vão buscar estar próximas de você.

 

4- O que você faz e como deseja ser lembrado?

Feliz ou infelizmente somos observados o tempo todo. Você deseja ser chamado para uma posição em uma determinada empresa? Mas no seu dia a dia, você entrega o seu melhor? Busca os melhores resultados? Cuida de sua aparência, cabelo, Barba, camisa. Marketing pessoal não faz mal a ninguém, apenas lembre-se de usar com moderação.

5- Que nota de 0 a 10 você daria a sua comunicação?

Sim, meus amigos, a comunicação é elemento chave para um bom network. Comunicação clara, concisa e eloquente! Uma dica simples para um excelente primeiro passo é amar a sua voz. Se você não gosta da sua voz, você não extrai o melhor dela. Ao amar a sua voz, terá mais prazer em falar, vai conseguir se projetar, ter mais firmeza nas palavras e passar mais confiança em seu discurso.

Agora que você viu algumas formas muito simples de melhorar seu networking comece a agir e ampliar sua rede de contatos.

Antes de terminar, não poderia deixar de pedir para seguir o Recalculando Rota em nossas redes sociais e compartilhar com seus amigos que podem se beneficiar deste conteúdo. Um abraço e até o próximo episódio!

Fonte: Gabriel Rodrigues e Josiane Medeiros

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes