Sexta-feira, 19 de abril de 2024

A Fé Não Costuma Falhar: exposição mostra ex-votos a Santo Amaro

13/01/2020 às 14h59

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Durante o verão, o Museu Histórico de Campos funciona de terça à sexta-feira, das 10h às 17h. / Foto: Supcom

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes inicia suas atividades de 2020 com a mostra “A Fé Não Costuma Falhar”. A exposição conta a história acerca de ex-votos, através de diversos objetos doados às divindades, por fiéis, como forma de agradecimento pelos pedidos atendidos. Santo Amaro é Padroeiro da Baixada Campista e é comemorado em 15 de janeiro. A data é feriado municipal em Campos. 

Segundo a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, a mostra com grande variação de ex-votos – cedidos pela igreja de Santo Amaro – para ilustrar a tradicional crença popular da cidade. E no hall da recepção haverá um quadro para os visitantes deixarem seus depoimentos sobre a mostra.

— Muitas pessoas acreditam que o ex-voto exista ainda só no Nordeste, porém também possuímos esta tradição, principalmente na Baixada Campista. Na igreja de Santo Amaro existe a sala denominada de “sala dos milagres”, e lá estão expostos os ex-votos. Trata-se de uma manifestação artístico-religiosa que se liga diretamente à arte religiosa e à arte popular. As pessoas depositam objetos por diversos motivos, como, a cura de doenças, dificuldades financeiras, acidentes, e por muitas outras motivações – destacou Graziela Escocard.

O Museu Histórico de Campos funciona no Solar Visconde de Araruama e está localizado na Praça do Santíssimo Salvador, 40, no Centro. Para agendamentos escolares e em grandes grupos é necessário um responsável, maior de 18 anos, comparecer ao espaço ou ligar para (22) 98175-0616. O espaço é ligado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e está em funcionamento durante o verão de terça à sexta-feira, das 10h às 17h; aos sábados e domingos o Museu não estará funcionando. 

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes