Sexta-feira, 29 de março de 2024

Arquivo Público organiza Seminário de História Regional

04/08/2020 às 14h46

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O Seminário vai contar, com conferencistas, com a participação de grandes nomes não apenas da pesquisa historiográfica regional e nacional, mas também com historiadores de instituições internacionais. / Foto: Reprodução

O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho (APMWPC) vai realizar, de 20 de agosto a 5 de setembro, o I Seminário de História Regional, com o tema "A Construção da História: entre Fontes e Paradigmas Regionais".  As inscrições para o evento, que será todo online, foram abertas nesta segunda-feira (3) e podem ser feitas através do link https://forms.gle/P9ptKZyEgncpmNo76 até 18 de agosto.

 

O Seminário vai contar, com conferencistas, com a participação de grandes nomes não apenas da pesquisa historiográfica regional e nacional, mas também com historiadores de instituições internacionais, como Harvard e a Universidadd de Lyon. O evento terá transmissões ao vivo pelo YouTube do Arquivo Público e pela TV Câmara (ao vivo), sempre às sextas-feiras e sábados, com exceção da conferência de abertura.

 

- Pouco mais de 12 horas depois da abertura das inscrições já havia mais de 150 inscritos de todo o Brasil. Como teremos convidados renomados na programação, acreditamos que esse será um dos maiores eventos da área em todo o país - afirma a diretora do Arquivo Público, a historiadora Rafaela Machado.  

 

Ainda segundo a historiadora, entre os destaques da programação, estão as "Relações entre Capitanias", a "Questão Indígena no Rio de Janeiro" e as "Revoltas e Sedições", dentre outras. A conferência de abertura será com o historiador José DAssunção Barros, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além dele, Sidney Chalhoub e Laurent Vidal também farão conferências especiais. 

 

Os participantes inscritos e que participarem das aulas receberão certificado de horas acadêmicas. As aulas das sextas-feiras acontecerão sempre às 19 horas e as de sábado às 16 horas. A Conferência de Abertura será na quinta, às 19 horas, e as especiais às 18 horas.

 

Programação:

 

20/08 Conferência de Abertura - Fontes Históricas em Perspectiva 

*José DAssunção Barros (UFRRJ) 

___

21/08 A questão indígena no Rio de Janeiro 

*Vania Maria Losada Moreira (UFRRJ)

*Jeanne Cordeiro de Oliveira (LAB)

___

22/08 Doenças e Epidemias 

*Gisele Porto Sanglard (FIOCRUZ) 

*Sergio Rangel Risso (IFF) 

___

22/08 Conferência Especial 

*Sidney Chalhoub (Harvard University) 

___

28/08 Revoltas e Sedições 

*Luciano Figueiredo (UFF) 

*Ronald Raminelli (UFF) 

___

29/08 Rio Paraíba 

*Maria Isabel de Jesus Chrysostomo (UFV) 

*Adriana Filgueira Leite (UFF)

___

29/08 Conferência Especial 

*Laurent Vidal (La Rochelle Université) 

___

04/09 Relações entre Capitanias 

*Luiz Claudio Moises Ribeiro (UFES) 

*Carlos Eugênio Soares (UFF)

___

05/09 Um diálogo entre fontes: entre a Arqueologia e a História 

*Luís Cláudio Pereira Symanski (UFMG) 

*Flávio Gomes (UFRJ)

OBS.: Em breve, programação completa.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes