Sexta-feira, 29 de março de 2024

Assistido da Casa de Acolhimento em Campos premiado no XI Concurso Cultural do MPRJ

17/09/2021 às 19h01

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A primeira-dama, Tassiana Oliveira, acompanhada do presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, esteve no abrigo, situado no bairro da Pelinca, e parabenizou o adolescente. / Foto: Ascom/César Ferreira

O assistido D.S.M., de 17 anos, da Casa de Acolhimento Conviver, no bairro da Pelinca, vinculado à Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), foi um dos premiados no XI Concurso Cultural do Módulo Criança e Adolescente (MCA) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na categoria desenho. O prêmio de R$ 250 foi convertido em equipamento de som portátil. A primeira-dama, Tassiana Oliveira, acompanhada do presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, esteve nesta sexta-feira (17) no abrigo e parabenizou o adolescente.

O concurso teve tema de livre escolha dos acolhidos e, como objetivo, incentivar a prática de atividades artísticas e culturais por crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, acolhidos em entidades ou em programas de acolhimento familiar no Estado do Rio, registrados no sistema Módulo Criança e Adolescente do Sistema do Ministério Público Estadual.

O jovem disse que estava muito feliz e está é, também, uma maneira de incentivar outros colegas. “Eu gosto muito desse personagem Kakashi Hatake e coloquei no desenho máscara, pois estamos em pandemia e incentivando as pessoas a utilizar máscaras. Estou muito feliz e espero que meus amigos também ganhem os próximos concursos”, relatou.

A primeira-dama, Tassiana Oliveira, quando recebeu a notícia de que o acolhido foi premiado, ficou emocionada e fez questão de ir à Casa de Acolhimento para parabenizá-lo.

“Fiz questão de parabenizá-lo pessoalmente, porque não é uma premiação fácil, enfrentou junto com outros colegas de várias instituições do Estado e ganhou. Esse reconhecimento tem de ser de fora e mais ainda por nós da cidade. Tive o prazer de conhecê-lo e poder conferir vários trabalhos. Até brinquei com ele, que tinha que tirar uma foto, pois logo estará fazendo muito sucesso. É muito gratificante saber que têm pessoas que, apesar de toda dificuldade que enfrentam, conseguem encontrar um meio de mostrar sua capacidade, seu valor e, ainda, ser premiado”, declarou emocionada a primeira-dama.

Segundo o presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, esses eventos têm como objetivo ampliar o conhecimento das crianças e adolescentes sobre o universo da arte e cultura, importantes instrumentos para a transformação de vidas e criação de novas perspectivas.

“É importante saber que essa premiação foi para um de nossos assistidos e ele concorreu com vários acolhidos de diversas instituições do Estado. É mais um jovem talento sendo descoberto e viemos prestigiar e parabenizar pelo lindo trabalho. Que esse seja o primeiro de muitos”, declarou o presidente.

Fabiano de Paula informou que a Fundação procura, por meio dessa participação, incentivar os acolhidos a descobrir os seus talentos. A arte e a cultura em sua essência também possibilitam a expressão de sentimentos, muitas vezes não revelados. O coordenador do acolhimento, Valter Azevedo, disse que ficou feliz com a premiação e que a unidade sempre incentiva todos os acolhidos.

“Buscamos incentivar a fazer novos desenhos, novos projetos e estamos buscando parceria, para que ele melhore a técnica. Ele tem conhecimento, tem as ideias e nosso objetivo é que ele aprimore ainda mais os seus desenhos”, destacou.

Os participantes concorreram nas categorias Desenho, Vídeo, Redação, Foto, Pintura, dentre outras que consistem em manifestação cultural. A Comissão avaliadora do Ministério Público, composta por integrantes que não possuem parentesco de até 3º grau com os acolhidos, dirigentes, equipes técnicas e demais trabalhadores de entidades de acolhimentos ou programas, levou em consideração a criatividade e a originalidade dos trabalhos.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes