Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Caetano Veloso: aniversário e expectativa de grandes sucessos na live de hoje 

07/08/2020 às 10h42 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Para celebrar os 78 anos do artista, o Ecad fez estudo especial em seu banco de dados / Foto: Divulgação

Uma das grandes referências da Música Popular Brasileira, o baiano Caetano Veloso completa 78 anos nesta sexta-feira, dia 7 de agosto. Para festejar o aniversário, o cantor, compositor, músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro fará, hoje, dia 7, ao lado dos filhos Moreno, Tom e Zeca, sua primeira live durante a quarentena.  O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data e fez um levantamento especial em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, para compartilhar com os fãs do artista informações e curiosidades sobre sua obra, que tem marcado nosso cancioneiro popular por décadas.

A expectativa para o show online é grande e Caetano Veloso deve ter preparado os sucessos que mais marcaram os seus quase 60 anos de carreira. E foram muitos. Por isso, o Ecad preparou dois rankings especiais: um deles com as músicas do artista mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública e outro com as suas músicas mais gravadas por outros artistas.

O hit do artista mais tocado entre os anos 2015 e 2019 foi “Sampa”. Em seguida, se destacaram “Você é linda”, “Você não entende nada”, “Linha do equador”, composta em parceria com Djavan, e “O leãozinho”.

Já entre as músicas mais gravadas de autoria de Caetano Veloso por outros artistas, “Baby” lidera a preferência. Também fazem parte desta lista canções como “Sampa”, “A rã”, “Você é linda” e “Força estranha”.

Outra curiosidade levantada indica que Gal Costa é a cantora que mais gravou músicas compostas por Caetano Veloso, até o momento. Em seguida, na lista do Ecad, aparecem os também baianos Maria Bethânia, sua irmã, e Gilberto Gil, que formaram com ele o grupo Doces Bárbaros, na década de 1970. Completam a lista dos cinco principais intérpretes Maria Gadú e Milton Nascimento.

 

O artista tem atualmente 609 músicas autorais e 1899 gravações no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, mais de 85% de seus rendimentos em direitos autorais foram provenientes dos segmentos de TVs, Shows, Música ao vivo e Rádios.

 

Caetano Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, no interior da Bahia, no dia 7 de agosto de 1942. Uma das suas grandes contribuições para a música brasileira foi o Tropicalismo, movimento lançado no final da década de 1960, do qual foi um dos criadores, que trouxe inovação à cena cultural, marcada, entre outros fatores, pela ditadura militar. Algumas de suas composições foram censuradas pelo regime da época, e Caetano teve que se exilar em Londres por alguns anos. Reconhecido pelo grande valor intelectual e poético que imprime em suas obras, Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes do país e respeitados no mundo.

 

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes