Jorge o guardião

Facebook Whatsapp Twitter
Sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Preso: Foragido da Justiça após matar ex-mulher estava escondido em MG

Acusado de matar a ex-companheira, identificada como Mara Cristina Tavares Damasceno, em  Campos dos Goytacazes, foi preso pela Polícia Civil da 134° nesta sexta-feira (23/10) em Itaúna, em Minas Gerais.  ... continuar lendo

Diversão

Jorge o guardião

Facebook Whatsapp Twitter

27/09/2020 às 08h20 Lucas Arantes (Estagiário)

Reprodução
Guardião: aquele que se prostra na entrada e não deixa ninguém passar sem sua autorização.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

Coube a tio Jorginho guardar nossas tradições. Desde cedo ouvia Mãe Maria, a vó materna, dizer que não iria vender as terras da família, pois se tratava de uma herança pros seus filhos. 

Vó Maria ou Mãe Maria era Maria da Penha. Uma negra com a altivez dos Haussás -negros muçulmanos que dominavam a matemática - sua determinação a fazia líder do seu grupo. 

Enquanto não lhe faltou saúde, comandou seu clã e impôs suas decisões. 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Tio Jorginho é, o zelador daquele pedaço de chão negro dos Leite Sabino. Nunca quis sair de lá nem pra passear ou morar fora. Os irmãos foram. Ele não se deixou seduzir pelas luzes da cidade.Sua alegria é receber irmãos e sobrinhos, filhos e netos naquele solo sagrado mantido por ele e Lúcia.  

Da terra conhece tudo. Sabe o tempo de plantar e colher. Conhece e vigia o quinhão de cada irmão. Faz conta de cabeça com rapidez e acerto. Tange o pequeno rebanho como um pastor sem pressa de chegar. 

Sua casa é nosso refúgio. Aos domingos vamos pra lá com a intenção de vê-lo e repor nossas energias. Rimos sentados na mureta que circunda a varanda que recebe o vento nordeste, refrescando  a tarde e a memória. Na cozinha, Lucia prepara algo sempre delicioso. É tudo simples e cativante. De lá saímos com algo que a terra esteja gerando no momento. Pra eles esse é o melhor presente que podemos levar. E, de fato é. Alimenta mais a alma do que o estômago. Mata a fome de afeto. 

Trazemos de volta pra nossas casas o mesmo que vó Maria plantava e dava de comer ao filhos. Não tem coisa melhor. Tem horas que acho que ela e vô Norival estão ali, juntos de nós, dando risadas com as lembranças dos filhos repassadas aos netos. Reconectamos o tempo e o espaço. Repetimos velhos hábitos como se novos fossem.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Jorginho mora no nosso quilombo de resistência da divisa. No relevo mais alto. Próximo a magueira da manga mais doce. De lá consegue ver todos que se aproximam, sem se assustar. 

Jorge é da capadócia, do Daomé e de São Diogo. Recebe todos com alegria sincera e nos dá a mão pra beijar. Nos abençoa. 

Nossa terra está em cima da divisa de Campos e São Francisco. Ali está riscada a linha que nos costura. Jorge, o guardião, fincou sua lança naquele chão e nos faz retornar ao leito que nos gerou.  O princípio de tudo. Nosso umbigo ancestral. Como se soubesse que quem esquece de onde veio não vai a lugar algum. 

Salve Jorge!

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 

Fonte: Carlos Alfredo Soares

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso