Sexta-feira, 29 de março de 2024

Programação especial nesta quarta-feira celebra os 10 anos do Museu Histórico

28/06/2022 às 12h53 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Comemoração acontecerá nesta quarta-feira (29) e, também, na quinta (30) / Foto: Supcom

Nesta quarta-feira (29), o Museu Histórico de Campos de Campos dos Goytacazes (MHCG), equipamento pertencente à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), instalado no Solar do Visconde Araruama, na Praça do Santíssimo Salvador, comemora 10 anos de funcionamento. A programação que marcará a passagem do aniversário acontecerá ao longo do dia, sendo aberta ao público. Na quinta-feira (30), a agenda terá continuidade.

“O MHCG tem a missão de promover a interação da sociedade com o patrimônio cultural do município, enfatizando sua história e memória, através da preservação, pesquisa e comunicação dos bens culturais. O Solar do Visconde Araruama vem passando por um processo de revitalização, justamente pela passagem do décimo aniversário do MHCG, que será entregue nesta quarta”, enfatiza a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

“Estamos nos preparando para reabrir o Museu aos visitantes, em breve. Estamos muito felizes com a revitalização do prédio, pois ele guarda, em seus cômodos, partes importantes da história do município. Nesta quarta-feira vamos celebrar toda essa primeira década, com muita emoção e alegria”, anuncia a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.

PROGRAMAÇÃO

29 DE JUNHO DE 2022

10h - Apresentação Musical da Sociedade Musical Lira de Apolo

Local: na Tenda montada na Praça do Santíssimo Salvador

10h - 16h - Oficina de Grafite e Patrimônio Cultural, com David Montezuma.

Local: Tenda montada na Praça do Santíssimo Salvador

11h - Cerimônia de enterramento da Cápsula do Tempo, com cartas impressas e salvas em pendrive para o Museu Histórico de Campos, que será desenterrada, nos 20 anos do MHCG, em 2032. Ação patrocinada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG)

11h - 16h - Visitas ao Museu com escolas agendadas

18h - Abertura da exposição temporária:

- “SB CULTURAL”, composta por quadros de Renato Pessanha (in memoram), acervo do Supermercado Super Bom, cedido por com Cecília Barcelos (Curadora da exposição). Local: Primeira Sala de Exposição Temporária do MHCG

 

19h - Mesa de Debate: “Museu Histórico de Campos - 10 anos contado nossas histórias”, com: Lucienne Figueiredo (superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro); Ana Cristina Carvalho (diretora do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac); Cecília Barcelos (curadora da exposição permanente sobre Campos); Auxiliadora Freitas (presidente da FCJOL);

- Graziela Escocard (coordenadora do MHCG)

Local: Auditório Maria Helena Gomes - Museu

20h - Sessão de homenagem aos Amigos do Museu Histórico de Campos.

21h - Apresentação musical: Banda Pizzicato

Local: Tenda montada na Praça do Santíssimo Salvador

30 DE JUNHO DE 2022

10h - 16h - Oficina de Grafite e Patrimônio Cultural, com David Montezuma.

Local: Tenda montada na Praça do Santíssimo Salvador

11h - 16h - Visitas ao Museu com escolas agendadas

14h - 18h - Visita teatralizada ao Museu - “O Trem da História”, texto de Maria Helena Gomes (in memiram), adaptação de Guilherme Freytas, com participação dos alunos do Curso Letras em Movimento.

Local: Salas de Exposição do Museu

15h - Apresentação musical: Laurah Pessanha

 

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes