Quinta-feira, 28 de março de 2024

Teatro Municipal Trianon completa 23 anos neste sábado

30/07/2021 às 13h32 30/07/2021 às 14h49

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Data será marcada por uma cerimônia para convidados, no período da manhã, quando a plateia da casa de espetáculos receberá o nome do saudoso cantor Dom Américo / Foto: reprodução

O Teatro Municipal Trianon, equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), completa 23 anos neste sábado (31). Para celebrar a passagem do aniversário, uma cerimônia para convidados, no período da manhã, dará o nome do saudoso cantor Dom Américo ao espaço da plateia, conforme indicação dos membros do Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Comcultura), em 2020.

 

PROGRAMAÇÃO FESTIVA

 

Ao longo da semana, lives no canal da FCJOL, no YouTube, com a participação da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, homenagearão profissionais que ajudaram a escrever partes importantes dessa história, tanto no palco quanto nos bastidores do teatro, organizadas pela Diretoria Executiva das Artes e Culturas da FCJOL, com a curadoria de sua diretora, Kátia Macabu e do ator e diretor Pedro Carneiro. Alunos do Curso Livre de Teatro e do Projeto Dançarte participaram de visitas ao complexo do Trianon.

 

PLATEIA DOM AMÉRICO

 

Marco da passagem do 23º aniversário do Trianon, o batismo da plateia com o nome de Dom Américo representa a imagem ao cantor que, em 53 anos de carreira, se transformou no maior nome do cenário artístico do município. Nascido em 18 de fevereiro de 1951, Osvaldo Américo Ribeiro de Freitas tinha a missão de cantar e alegrar as pessoas com seu bom-humor. O artista faleceu em 25 de maio de 2020, por complicações de uma insuficiência renal. Além de cantor, Osvaldão – apelido carinhoso que recebeu de seus fãs – foi professor da Escola Técnica Agrícola Estadual Antônio Sarlo e gerente do cemitério Campo da Paz, onde foi sepultado.

 

PALCO DAS ESTRELAS

 

Desde 31 de julho de 1998, quando abriu suas cortinas pela primeira vez, o Trianon já recebeu grandes estrelas do teatro, da dança e da música, com destaque para a saudosa atriz Bibi Ferreira, considerada dama do teatro brasileiro, encabeçando uma gigante lista de astros que ali se apresentaram. Com a chegada do Trianon, Campos passou a fazer parte da rota dos grandes espetáculos, em suas temporadas nacionais.

 

PRIMEIRA GRANDE REFORMA

 

Em 2011, no governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, soba a gestão de Auxiliadora Freitas, através da extinta Fundação Teatro Municipal Trianon, foi realizada a primeira grande reforma do Trianon. Na primeira etapa, entregue em abril daquele ano, o carpete da plateia foi trocado e as cadeiras passaram por um detalhado processo de limpeza. A acessibilidade também ganhou destaque, com a construção de rampas de acesso às bilheterias e à plateia. O prédio também ganhou um anexo com 240 metros, para guardar cenários e equipamentos e para a construção dos mesmos. Modernas mesas de iluminação e sonorização foram adquiridas, trazendo recursos de última geração aos espetáculos e eventos.

 

FOSSO DA ORQUESTRA

 

Desde o dia 23 de outubro de 2011, o Trianon conta com o Fosso de Orquestra, em seu palco. O sistema utiliza uma passarela movimentada por elevadores, podendo abrigar, em um concerto, cerca de 40 músicos. O equipamento conta com os mais modernos recursos, fazendo com que o Trianon seja, ao lado do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o segundo teatro do Estado do Rio a contar com um fosso movido por sistema hidráulico.

 

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes