Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026
Economia

Abono salarial PIS Pasep 2026 já pode ser consultado e pagamentos começam em fevereiro

Consulta ao abono PIS Pasep 2026 já está liberada pelo Gov.br

Por Fabrício Freitas
05/02/2026 às 10h25

Abono salarial PIS Pasep 2026 já pode ser consultado na Carteira de Trabalho Digital e no Gov.br / Foto: Reprodução

A consulta ao abono salarial PIS Pasep 2026 já está disponível para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. O benefício é referente ao ano base 2024 e pode chegar ao valor de um salário mínimo, atualmente em R$ 1.621, de acordo com o número de meses trabalhados.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 26,9 milhões de pessoas devem receber o abono neste ano, com um volume total de pagamentos estimado em R$ 33,5 bilhões.

A verificação pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br. Após acessar com CPF e senha, o trabalhador deve entrar na área de Benefícios e selecionar Abono Salarial para conferir se está habilitado, o valor a receber, o banco responsável pelo pagamento e a data de liberação.

O pagamento do PIS Pasep 2026 começa em 16 de fevereiro, já que o primeiro depósito previsto para 15 de fevereiro cai em um domingo. A partir deste ano, o benefício passa a seguir um calendário fixo, organizado conforme o mês de nascimento do trabalhador.

Calendário do abono salarial em 2026
Nascidos em janeiro recebem em 15 de fevereiro
Nascidos em fevereiro recebem em 15 de março
Nascidos em março e abril recebem em 15 de abril
Nascidos em maio e junho recebem em 15 de maio
Nascidos em julho e agosto recebem em 15 de junho
Nascidos em setembro e outubro recebem em 15 de julho
Nascidos em novembro e dezembro recebem em 15 de agosto

Os valores ficam disponíveis para saque até 30 de dezembro de 2026.

Tem direito ao abono salarial quem está inscrito no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2024, recebeu em média até dois salários mínimos mensais e teve os dados corretamente informados pelo empregador no eSocial.

Na Caixa Econômica Federal, o pagamento é feito prioritariamente por crédito em conta bancária ou pela conta digital acessada pelo aplicativo Caixa Tem. Já no Banco do Brasil, o valor pode ser depositado em conta, transferido por Pix ou retirado presencialmente nas agências.

O abono salarial é considerado um dos principais programas de complementação de renda do país, beneficiando milhões de trabalhadores formais todos os anos.

Fonte: Por Fabricio Freitas

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes